CHEGOU A PRIMAVERA

Flor do Cerrado: chegada da primavera resgata a beleza e a diversidade do bioma - Foto: Juca Varela - Agência Brasil

Estação das flores devolve as chuvas, favorece plantio e alerta para enchentes  

Edição AgroDF
21 setembro 2025

 A primavera chegou ao Hemisfério Sul. Neste ano, a nova estação começa às 15h19 de 22 de setembro e termina às 12h03 de 21 de dezembro, segundo o Prognóstico Climático divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O instituto aponta que esse será um período de “transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil”, marcado pela convergência de umidade vinda da Amazônia, o que influencia o início do regime chuvoso nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e em parte do centro-sul da Região Norte.

Pelas previsões do Inmet, no início da estação ocorrerão os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), levando chuvas ao Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia. Para a Região Sul, a previsão é de chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo. O gradativo aumento das chuvas nesta época do ano favorece o início do plantio das principais culturas de verão.

Eis o que o Inmet prevê para cada região nesta primavera.

Centro-Oeste

Para o Centro-Oeste estão previstas chuvas próximas ou acima da média entre meados de outubro e início de novembro. A temperatura deve ficar acima da média climatológica. O retorno das chuvas é essencial para recompor o armazenamento hídrico do solo e garantir o desenvolvimento inicial das lavouras de soja e milho da primeira safra.

Sudeste

Para o Sudeste a previsão é de chuvas regulares próximas ou acima da média. As temperaturas devem permanecer acima da média, sobretudo no interior da região. As chuvas vão recompor o armazenamento de água no solo, possibilitando o desenvolvimento inicial das lavouras de soja e milho da primeira safra.

Sul

Para a região Sul são projetadas chuvas próximas da média histórica, com volumes superiores a 300 milímetros em algumas áreas. As temperaturas previstas devem se manter acima do padrão climatológico, principalmente no centro-oeste do Rio Grande do Sul. As chuvas tendem a favorecer o início da safra de grãos, mas há risco de doenças fúngicas no período de florescimento do trigo.

Nordeste

Para o Nordeste estão previstas chuvas abaixo da média no centro-oeste da região, incluindo o centro-sul do Maranhão e do Piauí e o noroeste da Bahia. Na parte centro-leste da região, os volumes podem ficar próximos ou acima da média. Previsão de temperatura acima da média, especialmente no sudoeste do Maranhão. As chuvas acima da média no litoral do Nordeste devem elevar a umidade do solo e beneficiar culturas como feijão e milho da terceira safra. No interior, chuvas abaixo da média podem aumentar riscos de falta d’água, comprometendo o plantio de soja na região do Matopiba.

Norte

Para a Região Norte a previsão é chuvas acima da média no Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Há previsão de enchentes severas com as cheias do Rio Negro e do Solimões. Em Roraima, sul da Amazônia, a escassez de chuva tende a favorece as queimadas e incêndios florestais, principalmente em outubro. As chuvas favorecem o plantio de soja e milho. Mas o excesso de umidade exige manejo constante para evitar doenças fúngicas.

Com informações do Inmetro
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *