Com 600 expositores, a feira de inovações tecnológicas deve receber 175 mil visitantes
21 Maio 2024
Redação AgroDF
Com a expectativa de chegar a R$ 5 bilhões em acordos comerciais firmados entre expositores e grupos empresariais, começou hoje e termina no próximo sábado a AgroBrasília 2024, considerada uma das maiores feiras do agronegócio do Centro-Oeste.
Com o tema “O agro do futuro a gente cultiva hoje”, a 15ª edição da feira, instalada no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, região PAD-DF, reúne 600 expositores e deve receber 175 mil visitantes.
O parque ocupa 70 hectares. Na área, estão os estandes de empresas de diversos segmentos do agronegócio, que apresentam máquinas, equipamentos, tecnologias de produção, inovações tecnológicas, animais de raças premiadas e linhas de crédito agrícola.
Na programação, diversas palestras que abordam temas como: inteligência artificial na agricultura, negócios com a agricultura de baixo carbono, combate aos impactos do clima na produção agrícola e programas de informática que ajudam a melhorar a gestão das propriedades rurais.
Pequenos produtores
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) participa da feira com três estandes, oito circuitos tecnológicos, duas plantas de agroindústrias e 90 técnicos. Entre as novidades levadas pela Emater, estão duas agroindústrias em tamanho real, sendo uma de mandioca descascada congelada e outra de e ovos, que hoje são as maiores demandas da empresa.
“Trouxemos todos os equipamentos para cá a fim de mostrar ao produtor que ele pode obter uma renda maior e agregar valor ao seu produto montando essas pequenas indústrias”, destacou Cleison Duval, presidente da Emater.
Para estimular a produção de frutas típicas do Cerrado e até mesmo de outros países, a Emater vai levar à feira quatro mil pequenos agricultores. Eles terão a oportunidade de conhecer o processo de produção de frutas como cacau, açaí, mirtilo, framboesa e amora, que veem sendo bem aceitas no mercado consumidor. Vão também conhecer espécies que viraram roteiros turísticos do Distrito Federal, como a Rota da Uva.
Os circuitos da Emater vão funcionar como uma espécie de vitrine ecológica. “São tecnologias voltadas para a área social”, explica Duval. “Queremos mostrar como uma pequena tecnologia pode mudar a vida desse produtor”.
Solidariedade
Os organizadores da feira também aderiram à campanha “Brasília pelo Sul”, lançada pelo Governo do Distrito Federal em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Alimentos, água, roupas, material de higiene pessoal e de limpeza podem ser entregues no ponto de coleta de doações, na entrada 1, ao lado da administração da feira. As doações serão recebidas até sábado.
A AgroBrasília 2024 conta com o apoio do GDF por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), da Central de Abastecimento (Ceasa) e da Emater.
Serviço
AgroBrasília 2024
Data: 21 a 25 de maio.
Horário: 8h30 às 18h.
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR 251, km 5 -Paranoá/DF.
Entrada franca.
Programação e informações: agrobrasilia.com.br