AGRISHOW FAZ AS PAZES COM LULA

Fávaro e Alckmin participaram da solenidade de abertura da Agrishow 2024 - foto: Divulgação

Desconvidado em 2023, ministro da Agricultura abre a feira de tecnologia agrícola de 2024

 30 Abril 2024
Redação AgroDF

Há um ano, a cerimônia de abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), virou um embate político entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula (PT) e empresários do agronegócio aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Este ano, foi bem diferente.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que havia sido desconvidado para a cerimônia de abertura de 2023, participou da solenidade oficial que inaugurou a feira de tecnologia agrícola de 2024, que aconteceu no domingo (28). Assim, foi amenizada a relação entre o Governo Lula e a organização da Agrishow.

A causa dos problemas ocorridos ano passado foi político. Os organizadores do evento anunciaram a participação do ex-presidente Bolsonaro na abertura da Agrishow e, por isso, desconvidaram o ministro Fávaro. Em resposta, o Banco do Brasil suspendeu os patrocínios à feira, que é considerada um dos maiores eventos de tecnologia agrícola do mundo.

Este ano, além de Fávaro, também participou da cerimônia de abertura o vice-presidente Geraldo Alckmin, que comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, além dos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação).

Página virada

Num gesto inédito em quase 30 anos do evento, pela primeira vez a organização da abertura da Agrishow antecipou em um dia a data de abertura, realizando a cerimônia em evento fechado e com a presença somente de autoridades, expositores e imprensa. Para o público, a feira começou ontem (29) e vai até 3 de maio.

Ao comentar o desconvite na feira passada, Fávaro declarou: “Nós saímos da eleição um país muito dividido, intolerante, mas não teve nada de pessoal. Eu compreendi o momento, a organização da feira compreendeu também o desencontro, mas o que é mais importante é que durante todo o ano de 2023 o governo sempre esteve ao lado da indústria de máquinas. Retomamos investimentos”, declarou o ministro.

Para ele, o impasse com a feira de 2023 ficou no passado. “Tenho certeza que a Agrishow se consolida como a maior feira em parque aberto do mundo na agropecuária e vai ser a grande feira pujante, promotora dos novos desafios, equipar o homem do campo”, enfatizou.

A Agrishow deve receber 200 mil pessoas e movimentar R$ 13,2 bilhões em negócios. Instalada numa área de 520 mil metros quadrados, a feira reúne máquinas e equipamentos para diferentes setores da cadeia produtiva. As tecnologias expostas incluem aplicações de inteligência artificial, energias renováveis, fotovoltaica e conexão remota. Na programação da feira há ainda palestras e shows.

Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA