Jardim Botânico lança projeto para incentivar moradores a plantar espécies nativas
3 fevereiro 2025
Redação AgroDF
Preservar o bioma Cerrado, recuperar áreas degradadas no Distrito Federal e incentivar a educação ambiental sobre o uso sustentável dos recursos naturais são os principais objetivos do projeto Ação Oikos, lançado sábado (1º) no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) do Jardim Botânico de Brasília. O projeto prevê a distribuição de 12 mil mudas de espécies do Cerrado.
O Ação Oikos é uma parceria entre o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB). Durante os próximos 16 meses, serão realizadas diversas atividades. Entre elas, a construção de viveiros no CPS, distribuição e plantio de mudas de espécies nativas e medicinais, cursos sobre preservação ambiental e capacitação de moradores e funcionários dos condomínios e servidores de escolas públicas do Setor Habitacional Jardim Botânico para a implementação de hortas comunitárias. Os alimentos cultivados irão reforçar a merenda das escolas.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ao participar do lançamento do projeto, enfatizou que a educação ambiental é a principal porta para a conscientização da comunidade. “Durante muito tempo, nos acostumamos a ver o meio ambiente se renovando sozinho, mas, com eventos climáticos extremos ocorrendo com cada vez mais frequência, precisamos educar e mobilizar a sociedade para que cada um faça sua parte na preservação”, defendeu.
O presidente do Ibram, Rôney Nemer, ressaltou a importância da parceria em benefício do meio ambiente: “Somando forças, conseguimos alcançar mais espaços, recuperar mais áreas e cuidar daquelas que já existem. Essa parceria reforça o nosso compromisso com o Cerrado”, ressaltou.
Disque Cerrado
O projeto prevê a criação do Disque Cerrado, serviço telefônico que permitirá aos moradores solicitar ao Jardim Botânico mudas de espécies nativas. Junto com as mudas, cada morador participante receberá uma cartilha orientando sobre o plantio e os cuidados a serem tomados para que a planta se desenvolva. Técnicos irão auxiliar os moradores no processo de plantio das mudas.
Moradores de todas as cidades do DF podem participar do projeto. Além de solicitar mudas e participar de oficinas, poderão integrar as ações educativas e visitar os viveiros do CPS.
Ações do projeto
O projeto Ação Oikos pretende atingir os seguintes resultados:
- Construção de viveiros de plantas nativas do Cerrado e medicinais no CPS;
- Produção e distribuição gratuita de 12 mil mudas, sendo 8 mil de árvores nativas do Cerrado e 4 mil de plantas medicinais;
- Criação de mini-hortas medicinais em pelo menos oito escolas públicas do Jardim Botânico e regiões vizinhas;
- Visitas de estudantes da rede pública ao CPS para incentivar a educação ambiental na prática; e
- Capacitação de moradores, síndicos e funcionários de condomínios do SHJB para a implementação de práticas sustentáveis.
SERVIÇO
Para participar, acesse o site: www.mcjb.org.br/acao-oikos/