ABACATE PARA COSTA RICA

O abacate brasileiro, muito bem aceito na Europa, já pode ser exportado para a Costa Rica - Foto: Divulgação

Produtores brasileiros são autorizados pelo governo costarriquenho a exportar a fruta para aquele mercado

 12 Agosto 2024
Redação AgroDF

 O Governo da Costa Rica autorizou, no início desta semana, o Brasil a exportar abacate para aquele país. Com a decisão, pela terceira vez a Costa Rica abre seu mercado para exportações de produtos agrícolas brasileiros, o que deverá contribuir para o aumento do fluxo de comércio entre os dois países, refletindo a confiança internacional no sistema de controle sanitário nacional, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A Costa Rica é um importante destino para os produtos do agronegócio brasileiro. No primeiro semestre deste ano, as exportações agrícolas do Brasil para aquele mercado somaram US$ 153 milhões.

Em fevereiro, o Brasil obteve a abertura do mercado costarriquenho para exportar produtos à base de células-tronco mesenquimais de cães, gatos e equinos com finalidade terapêutica. Em julho, foi aberto o mercado para exportação de equinos vivos.

Com mais essa conquista, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva consegue a sua 89ª abertura de mercado em 2024, totalizando 167 aberturas comerciais em 55 destinos desde o início de 2023. O resultado reflete o trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e do Ministério das Relações Exteriores para ampliar as exportações brasileiras do agronegócio.

Mercado mundial de abacate

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) estima que o abacate se torne a fruta tropical mais comercializada até 2030, com as exportações globais superando as quatro milhões de toneladas, acima das vendas externas de manga e de abacaxi, atrás apenas da banana.

O Brasil é o sétimo maior produtor mundial de abacate. Em 2022, o país produziu cerca de 330 mil toneladas de abacate, sendo que a produção paulista corresponde a quase 50% do cultivo nacional. Além de contribuir com o mercado interno, o estado de São Paulo é um dos principais exportadores de abacate.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), 31,5% do total exportado pelo Brasil, entre os meses de janeiro a outubro de 2023, foi para a Argentina. Em 2023, foram exportadas mais de 9,7 mil toneladas. A expectativa da Secex para 2024 é manter a mesma média, com envio de 400 contêineres, por conta da quantidade maior de produtores parceiros.

Os maiores mercados consumidores do abacate brasileiro são Argentina, Uruguai, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Rússia e Marrocos.

Com informações do Ministério da Agricultura
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA