Tocantins realiza mais uma operação para coibir a venda ilegal de fertilizantes
Edição AgroDF
13 novembro 2025
Multas no valor de R$ 10.640,00, cinco autos de infração e notificações a três lojas de produtos agropecuários. Este foi o resultado da operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (12) no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do Governo do Tocantins para combater o comércio irregular de agrotóxico no estado.
Os produtos irregulares foram apreendidos e devidamente identificados, permanecendo sob responsabilidade dos proprietários até que as pendências junto à Adapec sejam regularizadas. Novas operações de fiscalização estão previstas para o distrito e outras regiões do Tocantins com o objetivo de coibir o comércio ilegal e garantir que as normas de segurança e o manejo adequado dos produtos químicos sejam cumpridos.
Produtos fracionados
O fracionamento de produtos foi uma das irregularidades encontradas em um dos estabelecimentos multados. Vender agrotóxico fracionado é ilegal porque põe em risco a saúde humana e o meio ambiente, segundo o gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa. As três lojas multadas também comercializam agrotóxicos sem o devido cadastro junto à agência.
Barbosa ressaltou que essas operações são feitas constantemente para coibir a venda, a circulação e o uso de fertilizantes e outros produtos comercializados irregularmente. A orientação aos produtores rurais é que comprem agrotóxicos apenas nos estabelecimentos autorizados e com a devida apresentação da receita agronômica, emitida por profissional habilitado.












COMENTÁRIOS