RAIOS LEVAM FOGO À CHAPADA

Incêndio na Chapada dos Veadeiros: mais de 200 brigadistas lutam para conter o fogo - Foto: Fernando Tatagiba/ICMBio

Queimadas já destruíram 1.554 hectares do Parque Nacional, em Goiás

 Edição AgroDF
17 outubro 2025

Raios provocaram novos focos de incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, que desde 28 de janeiro vem enfrentando queimadas. Até esta sexta-feira (17) já foram devastados 1.554 hectares do parque, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um dos órgãos que vem, combatendo as queimadas na Chapada.

Os raios caíram durante as recentes chuvas na região, mas as primeiras queimadas teriam sido provocadas por proprietários de imóveis rurais e se intensificaram durante a seca. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), com auxílio de imagens de satélite, identificou as propriedades onde começaram as queimadas e anunciou que pelo menos 30 fazendeiros já foram ou estão sendo notificados para que respondam pelo incêndio.

Visitas suspensas

Com a chegada das chuvas, muitos focos de incêndios foram controlados. Mas, com os raios, novos focos surgiram dentro da área do Parque Nacional. Na quinta-feira (16), o ICMBio comunicou que raios incendiaram área próxima à região da Serra do Santana, alertando para o risco que os visitantes estavam expostos.

Diante do perigo, as travessias do parque foram fechadas ainda na terça-feira (14). Algumas delas foram reabertas hoje, após avaliação das condições de segurança. “As trilhas de uso diário, que não exigem pernoite, permanecem abertas normalmente ao público”, informou o ICMBio.

Combate ao fogo

Uma equipe com 30 brigadistas já vem trabalhando na região. Eles contam com drone para monitorar o fogo e definir as estratégias de combate. Na operação, a brigada contou com o apoio aéreo de dois helicópteros e dois aviões. Até esta sexta-feira, o fogo estava sob controle. Mas as equipes continuam no local.

Atualmente, duas frentes de combate estão em operação: uma na área do Rio Preto e outra próxima à Fazenda Procópio, em de Colinas do Sul. Neste município, participam 14 brigadistas do ICMBio e 10 do Prevfogo. No total, a operação conta com a participação de 215 pessoas, entre brigadistas do ICMBio e do Prevfogo/Ibama, servidores de apoio logístico e voluntários.

Até o fechamento desta reportagem, a Semad não havia se manifestado sobre os novos focos de incêndio no Parque Nacional.

Com informações da Agência Brasil
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *