Brazlândia (DF) e Águas Lindas (GO) travam saudável luta pelo mercado da fruta
Redação AgroDF
27 agosto 2025
Brazlândia (DF) e Águas Lindas (GO) são cidades vizinhas. A região administrativa do Distrito Federal faz divisa com o município goiano. As duas cidades têm em comum a forte vocação agrícola. Mas a produção de uma fruta está provocando uma saudável guerra comercial entre as duas cidades: o morango. Ambas estão na corrida para ser firmar como grande produtor de morango no Centro-Oeste. Enquanto Brazlândia vem vencendo a disputa, Águas Lindas parte para o ataque.
A produção de morango no Distrito Federal começou na década de 70, quando agricultores japoneses trouxeram as primeiras mudas para Brasília. De lá pra cá, o cultivo da fruta foi prosperando, ganhou mais produtores e conquistou mercados, transformando Brazlândia no maior produtor de morango do DF.
Em 2024, o DF colheu 6.616 toneladas da fruta, com valor bruto estimado em mais de R$ 8 milhões. Brazlândia foi responsável por 5.174 toneladas, respondendo por 90% de toda a produção do DF, movimentando R$ 7,2 milhões. Com cerca de 600 produtores da fruta, a expectativa para 2025 é que a produção seja superior a 7 mil toneladas.
O bom desempenho transformou Brazlândia na “capital do morango”. Para comemorar os resultados e fortalecer a produção, todo ano acontece a Festa do Morango de Brazlândia. A primeira foi realizada em 1995. A próxima será nos dias 6, 7, 12, 13, 14 e 15 de setembro, na Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arca), em Brazlândia. São esperados mais de 500 mil visitantes, consolidando o evento no calendário do agroturismo do DF.

Águas Lindas vai à luta
E Águas Lindas de Goiás? O cultivo do morango no Cerrado goiano é recente. Ganhou força há cerca de 10 anos, embora a região venha se consolidando como um polo produtor de frutas. A produção de Água Lindas vem crescendo, mas ainda é pequena diante dos números da rival Brazlândia: estimativa de 60 toneladas para 2025.
A produção do município ajuda a abastecer o mercado goiano, além de ser exportada para o Tocantins, Pará e Amazonas, segundo a Emater-GO.
Dentro de Águas Lindas, o núcleo rural Padre Lúcio é o maior produtor de morango. Um dos mais antigos produtores é o agricultor Raimundo Pereira da Silva (56 anos), que desde 2009 cultiva a fruta numa chácara que comprou em Padre Lúcio. Atualmente, tem mais de 35 mil pés das variedades portola e festival, que geram 15 mil caixas de morango por ano.
Raimundo conta que, orientado pela Emater-GO, já consegue vender parte da sua produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Goiás. Conseguiu também crédito rural para produzir mais. Resultado: “Nosso morango chega a vários estados da região Norte”, orgulha-se Raimundo.
É assim, com a participação de pequenos e determinados produtores, que Águas Lindas entra na salutar guerra do morango. E nessa luta, não há perdedores. Todos ganham: Brazlândia, Água Lindas, produtores e consumidores. Então, salve o morango!