CRÉDITO IRRIGA AGRICULTURA FAMILIAR

Produção de frutas é o forte da Rota da Integração, que conta com agricultores do DF e Entorno - Foto: Divulgação

Programas de financiamentos destinaram R$ 5 milhões para 89 projetos no DF

Edição AgroDF
17 agosto 2025

O Governo do Distrito Federal já destinou este ano R$ 5 milhões em crédito rural para 89 projetos de agricultura familiar financiados por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) e do Programa Prospera DF, além do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A informação é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), que atua diretamente na elaboração de projetos e no encaminhamento da documentação necessária para acesso às linhas de crédito.

Para participar desses programas, o produtor rural (pessoa física ou jurídica) deve se cadastrar na Emater-DF. O cadastramento pode ser feito presencialmente em qualquer escritório da empresa. O interessado deve levar documentos pessoais e da propriedade rural. Os técnicos da Emater avaliam caso a caso, verificando a viabilidade do projeto, sugerindo eventuais ajustes e apontando a linha de crédito mais adequada ao empreendimento.

Maria Aparecida: “A gente recebe o produto antes e paga depois” – Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Produtora contemplada

A produtora Maria Aparecida Pereira (53 anos) conseguiu financiamento para cultivar mirtilo, mais conhecido como blue berry. A opção pelo mirtilo veio após orientação da Emater-DF. A família Pereira Maria Aparecida participou de cursos técnicos e recebeu consultoria financeira, sendo capacitada a cultivar a fruta e a administrar financiamentos.

“Recebemos as mudas e, com o recurso, conseguimos comprar os recipientes e outros materiais necessários para a produção”, relata Maria Aparecida. “A gente recebe o produto antes e paga depois, com dois anos de carência”.

Maria Aparecida também investiu na produção com financiamento do Pronaf, programa de âmbito federal. Hoje, ela comercializa os produtos em feiras, mas já vislumbra novos horizontes: “Queremos vender em maior volume e colocar os produtos em mercados. Isso vai nos permitir alcançar mais pessoas”, acredita.

Rota da Fruticultura

O projeto da família Pereira integra a Rota da Fruticultura, iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) para promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, especialmente na produção e comercialização de frutas com alto valor agregado e potencial de exportação. No DF, conta com o apoio da Embrapa, Emater e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Compõem a Rota da Integração produtores do DF e de 33 municípios de Goiás e de Minas Gerais. As principais frutas cultivadas são: Morango, mirtilo, amora, framboesa, goiaba, mamão, manga e maracujá, além de frutas do Cerrado. “São culturas com excelente produtividade e retorno financeiro significativo para o produtor”, explica Fernando Landim. “É uma oportunidade de entrar em um nicho que ainda está em expansão”.

Vantagens e dificuldades

Landim ressalta: “O crédito rural permite que o produtor faça investimentos que, muitas vezes, ele não conseguiria sozinho. A gente orienta, prepara o projeto, acompanha o processo junto aos bancos e continua ao lado do produtor durante toda a implantação: desde a compra dos insumos até o plantio e a irrigação”. Maria Aparecida concorda e aprova: “É uma oportunidade única para a gente, que não tem dinheiro guardado. É muito vantajoso”.

Estudos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) apontam os principais entraves para o acesso às linhas de crédito pela agricultura familiar, especialmente em relação ao Pronaf. São eles: restrição cadastral, documentação irregular, desconhecimento das normais de financiamento, projetos sem sustentação técnica e apoio de extensão rural, além da inadimplência.

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *