Após 30 dias fechado por causa da gripe aviária, o Zoológico de Brasília reabriu
Redação AgroDF
8 julho 2025
O Zoológico de Brasília reabriu nesta segunda-feira (7) depois de ficar fechado durante 30 dias, após a morte de duas aves silvestres provocadas pela gripe aviária. A reabertura foi autorizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) com base na avaliação feita por técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que certificaram que o Distrito Federal apresenta cenário de estabilidade epidemiológica e que não foram registrados novos casos da doença desde o dia 28 de maio, quando o Zoo foi interditado.
Após a interdição, a Seagri, seguindo as orientações protocolares do Ministério da Agricultura, adotou medidas preventivas e de combate à propagação do vírus, identificado nas aves mortas por meio de exames feitos pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). As ações deram certo e as visitas ao Zoológico foram retomadas.
Mas os cuidados preventivos continuam vigorando. A equipe técnica do Zoo, que trata diretamente com os animais, é obrigada a passar por desinfecção ao entrar ou sair do parque. Os visitantes, porém, não sofrerão nenhum tipo de restrições, exceto as que já são protocolares, como não alimentar ou não ter contato direto com os animais.
“É um momento bem especial, estavam todos aqui ansiosos pela volta do parque”, comemorou o diretor-presidente do Zoo, Wallison Couto de Oliveira, que tranquilizou os visitantes: “O Zoológico está seguro, não tem risco de gripe aviária para a população. A gente ainda segue o protocolo interno nas nossas equipes, mas o público vai ficar à vontade aqui no parque, sem restrição de andar ou ficar em qualquer local”.
Mesmo com a reabertura do Zoológico, algumas medidas preventivas contra a gripe aviária permanecem em vigor dentro do Distrito Federal. Exemplo: até o dia 25 de agosto, estão proibidos no DF quaisquer eventos pecuários a aglomeração de aves, como galinha, pato, marreco, ganso e pavão, conforme a Portaria nº 227, publicada no dia 27 de junho no Diário Oficial do DF.
Férias escolares
A direção do Zoológico decidiu abrir o parque todos os dias durante o período das férias escolares. Na primeira semana de julho, haverá diariamente visitas guiadas às 9h e às 14h, tendo como ponto de encontro a escultura da Elefante Nely. Mas a entrada é gratuita apenas aos domingos e feriados. Nos demais dias varia entre R$ 5 (meia-entrada) e R$ 10 (inteira), funcionando das 8h30 às 17h.