Emater de Goiás está vendendo hastes para produção de mudas de pequi com ou sem espinho
17 outubro 2024
Redação AgroDF
Quem quiser produzir mudas de pequi, com ou sem espinho, pode procurar a Emater Goiás até o dia 31 de outubro para adquirir hastes com gemas para enxerto das espécies. Os viveiristas são o público alvo da Emater, que pretende ampliar a reprodução de mudas e assim aumentar a produção goiana de pequi.
Para adquirir as hastes, o viveirista deve estar cadastrados no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) do Ministério da Agricultura e Pecuária m(Mapa); possuir mudas aptas para enxertia e ter algum projeto para formar um jardim clonal voltado à comercialização de pequi.
As cultivares de pequizeiro disponíveis foram desenvolvidas pela Emater em parceria com a Embrapa Cerrados, sendo sem espinhos (GOBRS 102 e GOBRS 103) e com espinhos (GOBRS 201, GOBRS 202 e GOBRS 203).
Preço das hastes
As hastes para enxertia serão comercializadas com base no número de gemas, pelo preço de R$ 2,00 a unidade. Os compradores devem levar as embalagens, sendo recomendas caixas de isopor com comprimento interno mínimo de 50 cm e panos de algodão umedecidos.
Cada viveirista poderá adquirir até 100 gemas de cada cultivar, sendo a oferta limitada ao estoque disponível e condicionada ao envio de manifestação de interesse.
Após envio dos documentos, os viveiristas aptos à aquisição das hastes serão comunicados para realizarem o pagamento. A retirada das hastes será feita após a confirmação do pagamento e ocorrerá no período de 11 de novembro a 20 de dezembro, mediante agendamento prévio de no mínimo três dias.
SERVIÇO
O agendamento deverá ser feito pelo e-mail pequi.emater@goias.gov.br ou telefone (62) 3201-3207. A retirada será na sede da Emater-GO, em Goiânia.