FIM DA POEIRA EM PIPIRIPAU

Trecho de 1,5 km entre a escola e a DF-345 ganhou asfalto e ciclovia Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Pela primeira vez em mais de 11 anos, alunos trafegam em pista asfaltada para chegar à escola na zona rural de Planaltina

18 Setembro 2023
Redação do AgroDF

Hoje foi um dia bastante diferente para os 50 alunos da Escola Classe Estância Pipiripau, núcleo rural de Planaltina (DF). Pela primeira vez em mais de onze anos, eles não tiveram que enfrentar poeira e buraco para chegar à escola. Chegaram todos limpos graças ao asfaltamento do trecho de 1,5 quilômetros que liga a escola à DF-345. Obra inaugurada no sábado (16) pela vice-governadora Celina Leão dentro do projeto Caminho das Escolas. Na obra, o Governo do Distrito Federal investiu R$ 2,5 milhões.

“É uma alegria trazer esse conforto para que as crianças possam chegar à escola sem poeira”, comemorou Celina. “A gente muda a vida desses alunos e desses professores, além de valorizar aquilo que é fundamental: a educação”. Já a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, enfatizou a importância da obra, que incluiu uma ciclovia às margens da pista: “Na temporada de chuva, os ônibus atolavam aqui no Pipiripau. Na seca, as crianças chegavam todas empoeiradas. Então, é uma obra como essa traz dignidade para a comunidade”.

O professor Raphael da Silva Santos, diretor da escola, reforçou: “Não ter mais terra na porta da escola ajuda muito na sala de aula e na limpeza. As crianças não sujam mais os pés ao chegarem. Foi muito bom também para os funcionários, pois sofríamos muito com a poeira e a lama. O asfalto é motivo de festa”.

A obra foi totalmente executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, motivo de orgulho para o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior. “É uma satisfação ver que o GDF reconhece o poder de execução do DER e dá as condições necessárias para que a gente realize esse tipo de melhoria”, ressaltou. Fauzi destacou que o asfaltado também beneficia o escoamento da produção do Pipiripau.

Caminho das Escolas

A Escola Estância Pipiripau conta com 16 funcionários, entgre professores e servidores. Os 50 alunos são distribuídos em três turmas multisseriadas. Os estudantes são filhos de caseiros, chacareiros, pequenos produtores rurais e moradores de assentamentos próximos à escola, segundo Santos, que trabalha no local há 12 anos.

O Projeto Caminho das Escolas foi criado em 2019 para levar asfalto às vias de acessos às unidades de ensino público da zona rural do DF. Já são mais de 50 quilômetros asfaltados, segundo o DER. Entre os estabelecimentos atendidos, estão as escolas classes Lamarão, Cariru e Jardim II no Paranoá; Sonhém de Cila e Santa Helena, em Sobradinho; e a escola do Alti Plano Leste, zona rural do Jardim Botânico.

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA