Ibaneis destaca investimentos na zona rural, como 107km de canais de irrigação, recuperação de estradas e duas creches
7 Setembro 2023
Redação AgroDF
Mais de R$ 4 milhões em negócios foram viabilizados apenas no primeiro dia da 31ª ExpoAbra, uma das mais importantes feiras agropecuárias do Centro-Oeste, aberta nesta quarta-feira (6) no Parque de Exposição da Granja do Torto. A informação foi dada ao governador Ibaneis Rocha pelo presidente do parque, Vilmar Ângelo.
Além dos negócios, como leilão de gado, durante os 15 dias da ExpoAbra a expectativa é que sejam gerados 1.200 empregos diretos e 3 mil indiretos. Até o próximo dia 17 devem passar pela feira 800 mil pessoas, segundo os coordenadores do evento.
O governador, ao falar na cerimônia de abertura, lembrou dos investimentos que vem fazendo para desenvolver a economia rural do Distrito Federal desde o seu primeiro mandato. Citou como exemplo a próprio Parque de Exposição da Granja do Torto, que foi reformado e italizado para que pudesse voltar a receber grandes eventos do agronegócio.
Apoio ao agronegócio
“Trabalhamos na reforma do Parque Granja do Torto”, destacou Ibaneis. “É um grande espaço de festas da cidade e uma grande oportunidade para os produtores rurais estarem aqui expondo a produção, que é muito importante para nossa cidade”.
Ao ressaltar que a “agropecuária no DF é muito dinâmica”, Ibaneis enumerou outras realizações para apoiar e desenvolver o agronegócio, como a construção de 107 quilômetros de canais de irrigação, o asfaltamento e a recuperação de estradas e a inauguração das duas primeiras creches públicas na zona rural, rale duas creches, a primeira no Núcleo Rural Pipiripau II (Planaltina) e a segunda no Jardim II (Paranoá).
O governador destacou ainda que, como resultados desses investimentos, o DF hoje é o terceiro maior produtor de feno para animais e o quarto maior mercado do país para fechar contratos do agronegócio, embora seja o menor território da federação brasileira.
Vilmar Ângelo enfatizou que, mesmo com pouco espaço, “a agropecuária do DF é pujante”. “Nós temos um território pequeno, mas os nossos produtores, pela dedicação e pela competência técnica, têm uma agricultura de precisão e isso faz com que a gente produza muito num espaço pequeno”, afirmou.
Programação da ExpoAbra
São destaques da programação da 31ª ExpoAbra: competições entre raças de bovinos e equinos; a mostra nacional de jumentos e muares de Pêga (raça originária do Brasil) de Uberaba (MG), com a participação de oito comitivas e exposição de 500 animais; o congresso sobre o direito do agronegócio e o ciclo de palestras sobre a proteção da mulher do campo.
Durante os 15 dias do evento, o Parque de Exposição Granja do Torto será aberto às 9 horas, com entrada franca até às 15h. O parque fecha para manutenção às 17h e reabre às 19h.
SERVIÇO
Expoabra 2023
Data: 3 a 17 de setembro.
Local: Parque de Exposição Granja do Torto – Sobradinho (DF).
Ingresso: Entrada franca das 9h às 15h. A partir das 19h, cobra-se ingresso.
Informações: https://expoabra.com.br/