Brazlândia comemora aumento da produção, que chegou a 6 mil toneladas em 2023
08 Setembro 2024
Redação AgroDF
O Distrito Federal produziu no ano passado 7 mil toneladas de morango, das quais 6 mil toneladas foram colhidas apenas em Brazlândia, gerando R$ 160 milhões para os 500 produtores brasilienses. Esses resultados foram apresentados nesta sexta-feira (6) na abertura da 28ª Festa do Morango de Brazlândia, tradicional evento que acontece na sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), na BR-080 – km 13, e vai até o próximo dia 15, com expectativa de atrair 500 mil pessoas.
Entre o público, um visitante ilustre: o governador Ibaneis Rocha. “Tive a alegria de receber a notícia há poucos dias de que, a cada ano, está aumentando a produção de morango no Distrito Federal e melhorando a renda do produtor, que é a nossa intenção”, declarou Ibaneis, que foi prestigiar a festa no 7 de Setembro.
O governador gostou do que viu: produtores otimistas, público animado, praça da alimentação lotada, variedades de produtos feitos com morango e rica feira de artesanato. Ibaneis fez questão de ir à Morangolândia, pavilhão coordenado pela Emater-DF, que reúne 42 produtores, artesãos e cozinheiras, que transformam morango em bolos, geleias, sucos e licores à base de morango.
Ibaneis elogiou o evento: “Para mim é uma alegria muito grande. Nós estamos podendo ter a condição de comprovar o nível da feira, que vem melhorando a cada ano. É uma alegria também para os comerciantes e participantes desse evento pela quantidade de pessoas que estão frequentando. É um evento que extrapolou as fronteiras, com grandes shows e com a participação efetiva dos produtores rurais”.
Em busca do terceiro lugar
Para aumentar a produção rural de Brazlândia, o Governo do Distrito Federal reformou e ampliou os canais de irrigação que atendem os produtores da região. “Temos levado água às propriedades rurais por meio da tubulação dos canais”, relatou o secretário de Agricultura, Rafael Bueno. “Recentemente inauguramos o Canal do Rodeador, mais de 15 km de canal tubulado, com investimento de R$ 8 milhões. E isso é importante porque a produção dos morangos, em especial, precisa de água”.
Bueno acrescentou que novos investimentos serão feitos para que Brazlândia recupere o posto de terceiro maior produtor de morango do Brasil. “Estamos buscando retomar a posição, apoiando o crescimento da atividade”, afirmou Bueno. Atualmente, Minas Gerais lidera a produção com 15,5 mil toneladas, seguido por São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul em volume de hectares plantados. O Ministério da Agricultura não tem dados atualizados sobre a produção de morango em cada unidade da federação.
SERVIÇO
28ª Festa do Morango
Período: 7 e 8 de setembro (sábado e domingo) e de 12 a 15 de setembro (quarta a domingo)
Horário: Quintas e sextas, das 18h às 2h. Sábados e domingos, das 10h às 2h
Local: Sede da Arcag, na BR-080, km 13 (Brazlândia-DF)