TURISMO INDÍGENA É OURO

Lélia Brun, superintendente do Sebrae/MT: “Ganha o turismo, ganha o turista e ganha o serviço de qualidade” – Foto: Sebrae

Projeto em aldeias na Chapada dos Parecis rende prêmio ao Sebrae/MT

ABNOR GONDIM
Especial para o AgroDF
8 de dezembro de 2025

Povos originários do Centro-Oeste foram um dos grandes protagonistas na cerimônia de entrega do Prêmio Nacional do Turismo 2025, com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) alcançando o lugar mais alto do pódio. A instituição conquistou o troféu de ouro na categoria “Qualificação, Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo” com o produto “Metodologia de formatação e posicionamento do mercado do etnoturismo”.

A premiação foi organizada pelo Ministério do Turismo e entregue no início de dezembro. A experiência premiada foi desenvolvida para apoiar o etnoturismo indígena e fortalecer o turismo de base comunitária nas aldeias da Chapada dos Parecis. Trata-se de uma proposta que inova a forma de contribuir com o turismo de base comunitária para gerar crescimento empreendedor e negócios sustentáveis aos povos originários.

Um dos resultados da metodologia aplicada na região da Chapada resultou, em junho deste ano, na 3ª edição da Etno Expo 2025, na Aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis, município localizado a 391 km de Cuiabá.

Da aldeia ao mercado global

Segundo o Sebrae/MT, essa metodologia integra diagnóstico, modelagem de experiências e estruturação de negócios, sempre em diálogo com a governança indígena e as normas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Para Lélia Brun, diretora-superintendente do Sebrae/MT, a conquista representa não apenas a geração de renda e a inserção dos povos originários no mercado de trabalho, mas também o resgate e a transmissão cultural. O modelo, que se aplica a diversas etnias, é visto como uma referência capaz de ser replicada em outras regiões do país. “Este prêmio também representa o resgate e a transmissão de uma cultura e, principalmente, a geração de renda”, declarou Lélia. “Ganha o turismo, ganha o turista e ganha o serviço de qualidade”.

Desde 2021 o Sebrae/MT apoia o etnoturismo e ecoturismo em oito aldeias da etnia Haliti-Paresi. Para o cacique Rony Paresi, esse trabalho foi fundamental para atrair novos parceiros comerciais e desenvolver a comunidade. Na avaliação dele, a ação é legítima e qualifica esse modelo de turismo, o que trouxe bons resultados desde o início da parceria.

“Graças a esse casamento de conhecimento e turismo podemos trazer muito mais pessoas para conhecer nossa aldeia, desmistificar a figura do índio e mostrar que nos adaptamos à contemporaneidade, mas sem perder a cultura e os costumes”, ressaltou o cacique. “Estamos conectados com o mundo global”.

Parceria ampliada

Além disso, o Sebrae/MT firmou parceria com a Prefeitura de Brasnorte para o lançamento de planos de visitação turística das aldeias indígenas Primavera e Escolinha, do povo Rikbaktsa; da aldeia Cravari, do povo Manoki, e a aldeia Japuíra, do povo Myky.

Os investimentos em consultorias e instrutórias resultaram no Etno & Ecoturismo que está posicionado nos mercados nacional e internacional impulsionando relações de parcerias com 60 agências receptivas e operadoras. Segundo o Sebrae/MT, a realidade atual é a oferta de um turismo sustentável que usa com responsabilidade os recursos naturais e culturais e gera trabalho, renda e qualidade de vida para cerca de mil indígenas mato-grossenses, direta e indiretamente.

Polo socioambiental

Além da vitória do Sebrae/MT, a região Centro-Oeste celebrou conquistas importantes voltadas à conservação ambiental. O Polo Socioambiental Sesc Pantanal garantiu o 2º lugar na categoria “Valorização do Patrimônio Natural no Turismo”.

Localizada em Mato Grosso, a iniciativa gere 117 mil hectares de áreas protegidas nos biomas Pantanal e Cerrado, transformando o patrimônio natural em experiências que unem lazer, educação ambiental e pesquisa científica, além de valorizar a biodiversidade local, como a onça-pintada e o tamanduá-bandeira.

Em Mato Grosso do Sul, a estratégia de sustentabilidade também ganhou holofotes. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) teve sua iniciativa de “Governança Multinível, Inovação e Sustentabilidade” reconhecida como destaque na categoria de Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. O projeto consolida a estratégia estadual de ação climática, tendo como marco a certificação o município de Bonito como o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias
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