TODOS CONTRA A FOME

Abertura do Fórum dos Governadores: Ibaneis reforça alinhamento com Governo Federal - Foto: Agência Brasília

15º Fórum dos Governadores discute ações que gerem emprego e renda para combater a fome e a pobreza

28 novembro 2024
Redação AgroDF

 O fortalecimento de programas federais e estaduais de combate à fome e à pobreza foi o tema debatido na abertura do 15º Fórum Nacional de Governadores, nesta quinta-feira (28), em Brasília. “O que nós estamos propondo é integrar esforços entre setores público e privado, governos e União, levando emprego, empreendedorismo e talento”, enfatizou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, completando: “Estamos trabalhando para tirar da pobreza artistas e atletas de dentro do Bolsa Família, do Cadastro Único”.

Dias reforçou a adoção de ações que integrem a atuação social com o desenvolvimento econômico por meio da geração de emprego e do apoio ao empreendedorismo, de acordo com o plano de cada unidade da Federação. Entre essas ações, dar oportunidade de geração de renda para que as famílias pobres saíam da condição de vulnerabilidade social.

Isso é necessário porque, segundo o ministro, quando uma pessoa passa a se alimentar normalmente, mas não sai da pobreza, há o risco de a família continuar passando fome. “O caminho mais potente é o do emprego e empreendedorismo”, defendeu Dias. “A ideia é trabalhar o social como parte do desenvolvimento econômico. Trabalhar esse tesouro, as pessoas, dando essa oportunidade”.

Segundo o ministro, é preciso capacitar os mais vulneráveis para que eles possam ter emprego e renda. Esse trabalho, conforme Dias, deverá ser feito em parceira com o Sistema S, a rede de educação, grandes empresas e com as agências de fomentos de cada estado e do Distrito Federal.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, aprovou a proposta do Wellington Dias. “O ministro propôs aos estados que quiserem se conveniar e se colocar à disposição para fazer esses contratos de assessoramento que entrem em contato com o Governo Federal, e também que possam apresentar seus projetos em funcionamento nos estados para fazer esse alinhamento”, reforçou Ibaneis.

Fórum de Governadores

Na abertura do 15º Fórum Nacional de Governadores f, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância do encontro. “Nos reunimos para tratar de temas nacionais, sabemos a importância dos fóruns regionais na discussão, mas tem coisas que precisam estar na nossa pauta”, afirmou.

Além da questão social, os participantes vão discutir outros temas fundamentais para o desenvolvimento do país, como da segurança pública, saúde e reforma tributária. Nas 14 edições anteriores, também foram discutidos temas como equilíbrio fiscal, pacto federativo, educação, saneamento básico e meio ambiente.

As reuniões também contam com especialistas nas áreas de economia e segurança pública, além de integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Antes de cada edição do fórum, os assuntos entram na pauta de discussão dos governadores e relatores são escolhidos para assumir o tema de acordo com a afinidade.

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA