Secretários municipais vão levar conhecimento aos pequenos agricultores
Redação AgroDF
10 abril 2025
A importância da qualificação de pequenos e médios produtores rurais foi o tema central do 1º Encontro de Secretários Municipais de Agricultura e Médicos-Veterinários, realizado nesta quarta-feira (9), em Palmas, que contou com a participação de representantes das 139 prefeituras do Estado do Tocantins.
Na abertura do encontro, o governador Wanderlei Barbosa recomendou aos secretários que capacitem os produtores rurais para fortalecer a economia do Estado. “O principal objetivo é levar informações preciosas para seus municípios e, assim, fomentar a economia”, defendeu. “A sanidade dos produtos de origem animal não é apenas uma questão técnica, mas também de dignidade e valorização dos nossos médios e pequenos produtores”.
O governador reforçou a importância da qualificação. “Quando os produtores se qualificam, começam a produzir mais, com melhor qualidade, vendem mais e melhoram a vida das suas famílias”, ressaltou. “Esse é o compromisso do nosso governo, qualificar a mão de obra e ajudar no desenvolvimento de todos”.
Barbosa disse ainda que, com a adoção do selo emitido pelo Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial (Selo Susaf), o “Tocantins dá um passo importante para abrir novos mercados, gerar renda no campo e garantir alimentos seguros para a nossa população”.
Linhas de crédito
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, explicou que o encontro objetiva também qualificar os agentes municipais para que possam transmitir aos produtores informações sobre as linhas de crédito rural disponíveis pelas instituições financeiras oficiais, como o Banco da Amazônia e o Banco do Brasil. “É preciso capacitá-los para que possam melhorar a produção de alimentos, a geração de renda e o desenvolvimento de seus municípios”, reforçou Café.
O secretário de Agricultura de Colinas do Tocantins, Abnael Rodrigues Ferreira, aprovou a iniciativa. “Esse encontro traz um grande conhecimento e apoio, principalmente na questão da sanidade animal e da inspeção municipal, que tem funcionado bem em Colinas”, afirmou.