Quase 10 mil produtos poderão receber financiamento para compensar o tarifaço dos EUA
Edição AgroDF
12 setembro 2025
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou nesta sexta-feira a lista de produtos que podem ser beneficiados com o crédito emergencial do Plano Brasil Soberano, o conjunto de medidas adotadas para apoiar exportadores brasileiros prejudicados pelas tarifas de importação impostas pelo presidente do Estados Unidos, Donald Trump, no dia 30 de junho de 2025.
A lista é composta de 9.777 produtos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que é um código de identificação de mercadorias para facilitar o comércio internacional. Desse total, 9.075 serão automaticamente beneficiados. Quanto aos outros 702 itens, as empresas terão que apresentar autodeclaração para comprovar prejuízo nas exportações.
O programa Brasil Soberano assegura R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE) em crédito com juros reduzidos para empresas com pelo menos 5% do faturamento afetado. Outras empresas poderão acessar R$ 10 bilhões via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). É preciso estar em situação regular na Receita Federal e na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para acessar a linha de crédito.
Os financiamentos poderão ser usados para capital de giro, capital de giro para produção de bens afetados pelo tarifaço, aquisição de bens de capital e investimento para adaptação da atividade produtiva, adensamento da cadeia produtiva e em inovação tecnológica ou adaptação de produtos, serviços e processos. Os prazos variam de 5 ano a 10 anos, com carência entre 12 meses e 24 meses.
Exportações e Bolsonaro
Na quinta-feira (11), a Agência Brasil divulgou que as exportações de produtos afetados pelo tarifaço americano caíram 22,4% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2024. Já as vendas de itens que não sofreram taxas adicionais recuaram 7,1%.
Os dados são do Monitor de Comércio Brasil-EUA, boletim elaborado pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), entidade sem fins lucrativos que representa mais de 3,5 mil empresas envolvidas no comércio entre os dois países.
A análise é feita com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, que já havia revelado que as exportações brasileiras para os Estados Unidos regrediram 18,5% em agosto em relação ao mesmo mês de 2024.
A lista de produtos do Brasil Soberano foi divulgada em menos de 24 horas depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou e condenou a mais de 27 anos de reclusão o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tramar golpe contra a democracia brasileira. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o tarifaço para pressionar o Brasil e a suprema corte brasileira a suspender o processo contra Bolsonaro.
Brasil Soberano
O Plano Brasil Soberano foi lançado em 13 de agosto. As medidas foram adotadas para apoiar empresas, exportadores e trabalhadores afetados pelas sobretaxas impostas pelos Estados Unidos contra os produtos brasileiros anunciadas em 30 de julho.
COMENTÁRIOS