Placas em rodovias indicam como chegar às vinícolas do DF
06 Setembro 2024
Redação AgroDF
Agora vai ficar mais fácil achar e circular pela Rota das Uvas de Brasília. Começaram a ser instaladas oito das 16 placas de sinalização, indicando o caminho dos vinhedos que integram a rota das vinícolas do Distrito Federal. As placas ficarão ao longo da DF-001-, à altura da Ponte JK, e a BR-251, na região do Programa de Assentamento Dirigido (PAD-DF).
A sinalização está sendo feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) atendendo solicitação da Secretaria de Turismo (Setur), que, com a medida, pretende aumentar o fluxo de visitantes aos vinhedos do DF, estimulando a produção de uva, geleias e sucos da fruta, além, é claro de vinhos.
A Rota das Uvas foi lançada oficialmente em 21 de abril de 2024, no aniversário de Brasília. O objetivo: incentivar a cadeia produtiva vinícola do DF. “O governo tem investido muito nessa área, desde a parte conceitual, com a criação da Rota das Uvas, até a isenção de impostos”, ressaltou Cristiano Araújo, secretário de Turismo.
Agora, com a sinalização, o setor ganha novo incentivo. “É fundamental que as pessoas que chegam a Brasília, e até a nossa própria população, tenham essa informação. É mais um apoio do governo ao setor de vinhos aqui de Brasília”, afirmou Araújo.
Vinícola Brasília
Na Rota das Uvas destaca-se a Vinícola Brasília, localizada na região do PAD-DF. São dez propriedades que produzem uva e vinhos desde 1980, ocupando 61 hectares de área cultivada nas cidades do Paranoá, São Sebastião e Planaltina.
No início, os proprietários queriam apenas produzir e consumir o próprio vinho. O negócio cresceu. Hoje, a Vinícola Brasília gera 100 empregos diretos e outros 800 indiretos dentro da cadeia produtiva, incluindo o agroturismo. A estimativa é produzir cerca de 300 mil garrafas por ano.
Produção do DF
Visando incentivar a cadeia produtiva da uva, em 19 de janeiro de 2024, o governador Ibaneis Rocha, por meio do decreto nº 45.434, criou uma comissão para avaliar e definir as ações de fomento, apoio e incentivo ao enoturismo do DF, que apresenta grande potencial para a produção da fruta e de vinhos, segundo a Secretaria de Agricultura.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 apontam que a produção média de uva no DF é de 22 toneladas por hectare, enquanto a média nacional é de 19 toneladas por hectare. Em 2022, o DF atingiu a marca de 88 hectares de área plantada de uva, o que gerou uma produção de 1.418 toneladas por parte dos 55 produtores.