Promaq objetiva modernizar o campo, fortalecer a produção sustentável e reduzir desigualdades
19 fevereiro 2025
Redação AgroDF
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) criou hoje o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) para adquirir e doar máquinas e equipamentos agrícolas em redes e parcerias com organizações públicas federais, estaduais, distritais e municipais, além de organizações privadas.
O objetivo do programa é modernizar o setor agropecuário, aumentar a produtividade rural, promover o desenvolvimento regional e reduzir as desigualdades regionais, conforme a Portaria nº 775/25 publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (19).
No programa, serão priorizadas as regiões com menor índice de mecanização agrícola e menor participação competitiva na produção agropecuária, além de estados e municípios em situação de emergência ou calamidade pública, segundo a portaria.
Para receber os maquinários, o produtor o deverá apresentar diagnóstico que demonstre a demanda específica por máquinas e equipamentos, considerando o perfil agrícola da região, a extensão da área rural e a condição das estradas vicinais.
Compromissos
Será firmado um termo de compromisso e de doação que assegure a utilização dos equipamentos exclusivamente para os objetivos do Promaq, garantindo que os equipamentos serão utilizados em conformidade com práticas agrícolas sustentáveis e com as normas ambientais, minimizando impactos negativos.
Ao falar sobre a criação do Promaq, disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro: “Não restam dúvidas de que a produção de alimentos é a vocação do Brasil. E essa agropecuária, que é destaque no mundo e essencial para a nossa economia, também é um importante instrumento para a redução das desigualdades. Para isso, estamos impulsionando a modernização da produção com incentivo à mecanização, que permite práticas mais sustentáveis e eficazes, além do aumento da produtividade”.