PIB DO TOCANTINS EM ALTA

A safra 2025/2026 do Tocantins deve crescer 4,8%, chegando a 9,63 milhões de toneladas de grãos -Foto: Keven Lopes/GovTO

Banco do Brasil projeta para o agro crescimento de 16,4%, o segundo maior do país

Edição AgroDF
30 outubro 2025

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio do Estado do Tocantins deve crescer 16,4% este ano, segundo projeção apresentado pelo Banco do Brasil na resenha regional de mercado de 2025 divulgada nesta quinta-feira (20).  Caso se confirme essa projeção, o PIB do agro do Tocantins será o segundo maior do país, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul, que deve crescer 17,9%, conforme prevê o Banco do Brasil.

O primeiro levantamento da safra 2025/26 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirma o bom momento do campo tocantinense. A área plantada deve alcançar 2,57 milhões de hectares, um aumento de 6,7% em relação à safra anterior, com produção estimada em 9,63 milhões de toneladas de grãos, crescimento de 4,8%.

Já a soja, principal cultura no Tocantins, deve atingir 1,68 milhão de hectares e 5,74 milhões de toneladas, enquanto o milho deve crescer 7,8% em área e chegar a 2,74 milhões de toneladas.

Entre janeiro e setembro de 2025, o Tocantins exportou US$ 2,5 bilhões, aumento de 25,4% em relação a 2024. O superávit comercial chegou a US$ 2,3 bilhões, com destaque para soja em grão (58,8%), carne bovina (18,1%) e milho (4,4%). A China segue como principal destino das exportações (59,5%), seguida por Espanha, Egito, Países Baixos e Estados Unidos.

Modelo sustentável

A Secretária da Agricultura e Pecuária (Seagro) atribui os bons resultados à política agrícola adotada. “Temos um modelo de crescimento sustentável, com resultados expressivos tanto na agricultura quanto na pecuária”, explica César Halum, titular da Seagro. “Isso mostra que a política agropecuária do Governo do Estado está no caminho certo, valorizando o produtor e garantindo segurança alimentar e competitividade”.

Para o engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior, o desempenho da safra é reflexo direto da adoção de tecnologias e do planejamento técnico dos produtores. “O produtor tocantinense vem se profissionalizando, investindo em manejo de solo, genética e irrigação”, explica Teixeira. “A expectativa é de uma safra equilibrada, com boas perspectivas de produtividade, desde que o regime de chuvas se mantenha regular”.

Futuro do agro

Com 4,8 milhões de hectares irrigáveis, crescente uso de biotecnologia e expansão das cooperativas, o Tocantins tende a alcançar as mais altas posições no desempenho do agronegócio do país, segundo a Seagro.

A combinação entre produtividade, sustentabilidade e diversificação faz do agro tocantinense um modelo de desenvolvimento equilibrado, conforme Teixeira. “O futuro do campo no Tocantins está na integração entre tecnologia, organização e sustentabilidade”, defende. “Esse tripé garante renda ao produtor, competitividade ao estado e segurança alimentar ao país”.

Com informações do Governo do Tocantins
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *