Ficomex é palco da reunião do Consórcio Brasil Central, que quer mostrar ao mundo as riquezas da região
28 Agosto 2024
Redação AgroDF
Vender o Centro-Oeste para o mundo. Este foi o tom da abertura da reunião dos governadores dos estados que fazem parte do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), composto pelo Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. A reunião acontece dentro da programação da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex-2024), que começou na terça e termina amanhã, em Goiânia.
Esses estados e o DF, que juntos têm 26 milhões de habitantes, representam 29% do território nacional, respondem por 49% das exportações brasileiras e somam 14% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Os governadores ou seus representantes aproveitaram o encontro para divulgar a potencialidade econômica das suas respectivas unidades federativas para os 20 embaixadores e dezenas de empresários que acompanharam a reunião e que participam da Ficomex-2024
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anfitrião da reunião e presidente do Consórcio BrC, falou sobre a oportunidade de expor a potencialidade dos estados que compõe a região. “Como governador, agradeço imensamente o apoio dos meus colegas governadores em mostrar ao mundo nossa capacidade produtiva, a qualidade dos nossos produtos, o respeito ao meio ambiente e nossa competitividade no mercado internacional”, afirmou Caiado.
Já a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, representando o governador Ibaneis Rocha, destacou pesquisas recentes que apontam Brasília como a capital brasileira que tem a melhor qualidade de vida do país. “O Distrito Federal não é apenas a capital da República que abriga os Poderes, mas sim estratégico e pensado por JK [Juscelino Kubitschek] para o desenvolvimento para o Centro-Oeste”, enfatizou.
“Brasília é a capital de todos os governadores aqui presentes”, prosseguiu Celina. “Brasília é a melhor cidade, tem a melhor qualidade de vida do Brasil inteiro. Isso é fruto de muito trabalho, de muita luta e de muita gestão do nosso governo. O governador Ibaneis é um entusiasta desse modelo de negócio colaborativo. Ele foi presidente do consórcio e sempre trabalhou em parceria com todos os governadores”.