MERENDA ESCOLAR REFORÇADA

Os produtos vão abastecer as escolas no próximo ano letivo. Foto: Divulgação

GDF vai investir R$ 32,6 milhões em frutas e hortaliças produzidas por agricultores brasilienses

02 Setembro 2024
Redação AgroDF

 O Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir R$ 32.662.254 na compra de frutas e hortaliças que serão usadas no preparo da alimentação escolar da rede pública de ensino. É o maior valor da história, representando aumento de mais de 20% em relação ao investido no ano passado. Os produtos serão fornecidos por 817 colonos da agricultura familiar do DF e alimentarão 400.370 estudantes de 684 escolas de 14 regionais de ensino administradas pela Secretaria de Educação (SEE).

Ao todo, são 32 variedades de frutas e hortaliças, que incluem abacate, limão, morango, repolho, beterraba, cenoura, cebola e tomate. Também serão comprados produtos orgânicos para abastecer as escolas das regionais do Guará, São Sebastião e Núcleo Bandeirante. Os alimentos serão adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e vão garantir o abastecimento das escolas para o próximo ano letivo. A chamada pública para a seleção dos fornecedores foi lançada no dia 9 de agosto.

Para a Secretaria de Educação, o Programa de Alimentação Escolar do Distrito Federal atende tanto os estudantes quanto os produtores rurais do DF. “Além de oferecermos uma alimentação adequada e saudável, a compra desses gêneros da agricultura familiar gera renda para os agricultores locais, fomentando dessa forma a produção agrícola sustentável e a economia local”, explica Juliene Santos, diretora de Alimentação Escolar da SEE.

O agricultor Cliomarco Fernandes, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Alexandre Gusmão, em Brazlândia, também vê benefícios para ambos os lados. “Até hoje está sendo o melhor programa para nós porque a gente planta e já tem a demanda daquela venda que vai para as escolas”, ressalta. “Os alunos gostam demais. Na hora que a gente chega em uma escola, eles já vão pedindo morango, mexerica… Qualquer fruta eles estão atrás”.

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA