MAPA APREENDE AZEITE E FEIJÃO

Foto: Mapa/Divulgação

Produtos adulterados e com alto teor de impurezas foram alvo de operação no comércio de São Paulo

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreendeu 6.031 garrafas de azeite de oliva falsificado, inutilizou 16.380 litros de azeite importado adulterado e confiscou 28 toneladas de feijão com elevado teor de impurezas e pedras. O Mapa não informou as marcas de azeite e feijão apreendidos, o que será feito após conclusão do laudo definitivo, ainda sem prazo definido.

A ação ocorreu entre 20 e 24 de novembro em fábricas e comércios de São Paulo. Participaram da operação auditores fiscais federais agropecuários e agentes de atividades agropecuárias do Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Piauí. O resultado da operação foi divulgado hoje (27).

A operação objetivou combater fraudes em alimentos, visando garantir a segurança alimentar especialmente em períodos de maior consumo de produtos alimentícios, como as festas de fim de ano. O azeite de oliva é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, apenas atrás do pescado. A fraude mais comum é a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais.

“O azeite de oliva falsificado representa um risco para a saúde dos consumidores, uma vez que não atende aos padrões de qualidade estabelecidos”, alerta Kleber Basso, o chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes.   “A adulteração desse produto é uma prática recorrente, sendo alvo frequente de fiscalizações para garantir a autenticidade e segurança alimentar”.

Basso ressaltou que impurezas e a inclusão de soja no feijão também põem em risco a saúde dos consumidores. “A presença não declarada de soja – um alergênico – em produtos como feijão, pode representar riscos à saúde e, por isso, a rápida intervenção se fez necessária”, explicou.

O Ministério da Agricultura informou que as empresas responsáveis pela embalagem e abastecimento dos produtos foram notificadas e intimidas a se adequar aos requisitos das Boas Práticas de Fabricação.

Com informações do Ministério da Agricultura
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *