Nova Estação da Embrapa vai produzir 1,5 milhão de alevinos por ano
9 março 2025
Redação AgroDF
O programa Piscicultura Mais Vida foi lançado neste sábado (8) na região da Baixada Cuiabana, em Mato Grosso, pelo ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, em cerimônia realizada na unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no município de Nossa Senhora do Livramento.
Realizado em parceria com Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), o programa recebeu investimentos de R$ 1 milhão para a revitalização da Estação de Piscicultura da Embrapa, que ganhou 27 tanques. Ali devem ser produzidos até 1,5 milhão de alevinos por ano.
A Estação de Piscicultura, além de servir centro de referência na produção de alevinos, será um núcleo de formação de criadores de peixes, oferecendo cursos e assistência técnica aos piscicultores. Atuará ainda na qualificação e quantificação da produção e fornecimento de alevinos.
Distribuição de alevinos
Os alevinos serão fornecidos gratuitamente para ribeirinhos, quilombolas e indígenas inscritos em programas do Governo Federal que disponham de estrutura e condições para criação de peixes. Agricultores familiares também serão atendidos por meio de subsídios. A expectativa é atender 1,5 mil famílias. Cada família receberá 1 mil alevinos.
“Enquanto tentavam fechar a Estação de Piscicultura, nós acolhemos, produzimos e vamos distribuir alevinos de graça para a população, resgatando um sonho dos anos 80”, enfatizou Carlos Fávaro.
O professor Júlio César dos Santos, reitor do IFMT, ressaltou a importância da parceria com o Mapa para fortalecer o trabalho da Embrapa Baixada Cuiabana. Disse o reitor: “É muito bom ter a nossa instituição como uma das ferramentas que o Mapa tem usado para transformar a vida das pessoas”.