Tocantins e Maranhão voltam a ser reconectados um ano após tragédia
Edição AgroDF
22 dezembro 2025
Os estados do Tocantins e do Maranhão voltam a se integrar por meio de uma ponte. Foi inaugurada nesta segunda-feira (22) a nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão.
A nova ponte tem 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros. São duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção, além de passagem para pedestres. Na ponte, o Governo Federal investiu R$ 172 milhões.
Com a entrega da nova ponte, voltam a ser normalizados tanto o tráfego de motos, automóveis e ônibus quanto o trânsito de caminhões de carga. Com o desabamento da antiga estrutura, os veículos tinham que atravessar o rio Tocantins por meio de balsas.
A nova Ponte JK, inserida na rodovia BR-226, integra um importante eixo rodoviário federal que conecta as regiões Norte e Nordeste do país, funcionando como corredor logístico fundamental para o escoamento da produção agrícola, especialmente da região do Matopiba, fronteira agrícola estratégica que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
A tragédia de 2024
A liberação ao tráfego de veículos aconteceu às 12h30 e há exatamente um ano após a tragédia do desabamento da antiga ponte, que fez 18 vítimas: 14 mortos, três ainda desaparecidas e uma pessoa feriada.
No desabamento, caíram no Rio Tocantins três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, sendo que dois deles carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e dos governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa.








COMENTÁRIOS