GDF RECUPERA VICINAIS

A recuperação das vicinais está sendo feita em diversos núcleos rurais de Ceilândia - Foto: Agência Brasília

Obras melhoram mais de 25 km de estradas na zona rural de Ceilândia

 Edição AgroDF
12 agosto 2025

Para melhorar o escoamento da produção agrícola, facilitar o acesso às escolas rurais e possibilitar o deslocamento dos moradores, o Governo do Distrito Federal recuperou este ano mais de 25 quilômetros de estradas da zona rural de Ceilândia, que se destaca na produção de frango e hortaliças.

Os trabalhos de recuperação das vicinais contemplaram a Gleba 03 do Núcleo Rural Alexandre Gusmão e estradas próximas ao Centro Educacional Incra 09, além de vias da Colônia Agrícola Guariroba, Boa Esperança e Laje da Jiboia.

As obras incluem desde o nivelamento dos terrenos até a construção de bolsões, canaletas e desvios de água pluvial das estradas vicinais, melhorando a segurança, o tráfego e a circulação de viaturas, ambulâncias e o transporte escolar.

Em alguns pontos, como no acesso à Escola do Incra 09 (Gleba 03) e à Escola da Jiboia, foi feita terraplanagem para pavimentação asfáltica. O asfaltamento dessas vias será feito o meio do programa Caminho da Escola. Outros núcleos rurais serão atendidos antes do período das chuvas, segundo o GDF.

O trabalho de recuperação dessas vias é feito em parceria entre a Administração Regional de Ceilândia, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), a Novacap e o programa GDF Presente.

Manter a trafegabilidade das vicinais é um trabalho permanente dos órgãos parceiros. “Às estradas rurais, enquanto não recebem asfalto, destinamos uma equipe fixa para a realização de manutenção das vias e execução de serviços emergenciais”, explica o administrador de Ceilândia, Dilson Resende. “O que queremos é proporcionar mais desenvolvimento e qualidade de vida para a zona rural”.

Produtores aprovam

A área rural de Ceilândia tem cerca de 248 quilômetros quadrados e está entre as cinco maiores do DF. Para o produtor rural José Martins Ferreira, a melhoria nas estradas agiliza e dá mais segurança no transporte da produção. “Com a estrada arrumada, conseguimos entregar nossas mercadorias mais rápido e com menos desgaste dos veículos”, ressalta Ferreira. “Isso reduz custos e dá mais tranquilidade para quem precisa viajar todos os dias”.

Para a produtora rural Maria de Freitas Osório, a recuperação das vicinais é vital para que os filhos possam ir à escola. “Agora, o ônibus escolar chega sem risco de atolar e com mais conforto para as crianças”, destaca Maria. “Antes, nos dias de chuva, era um sofrimento”.

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *