Obras melhoram mais de 25 km de estradas na zona rural de Ceilândia
Edição AgroDF
12 agosto 2025
Para melhorar o escoamento da produção agrícola, facilitar o acesso às escolas rurais e possibilitar o deslocamento dos moradores, o Governo do Distrito Federal recuperou este ano mais de 25 quilômetros de estradas da zona rural de Ceilândia, que se destaca na produção de frango e hortaliças.
Os trabalhos de recuperação das vicinais contemplaram a Gleba 03 do Núcleo Rural Alexandre Gusmão e estradas próximas ao Centro Educacional Incra 09, além de vias da Colônia Agrícola Guariroba, Boa Esperança e Laje da Jiboia.
As obras incluem desde o nivelamento dos terrenos até a construção de bolsões, canaletas e desvios de água pluvial das estradas vicinais, melhorando a segurança, o tráfego e a circulação de viaturas, ambulâncias e o transporte escolar.
Em alguns pontos, como no acesso à Escola do Incra 09 (Gleba 03) e à Escola da Jiboia, foi feita terraplanagem para pavimentação asfáltica. O asfaltamento dessas vias será feito o meio do programa Caminho da Escola. Outros núcleos rurais serão atendidos antes do período das chuvas, segundo o GDF.
O trabalho de recuperação dessas vias é feito em parceria entre a Administração Regional de Ceilândia, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), a Novacap e o programa GDF Presente.
Manter a trafegabilidade das vicinais é um trabalho permanente dos órgãos parceiros. “Às estradas rurais, enquanto não recebem asfalto, destinamos uma equipe fixa para a realização de manutenção das vias e execução de serviços emergenciais”, explica o administrador de Ceilândia, Dilson Resende. “O que queremos é proporcionar mais desenvolvimento e qualidade de vida para a zona rural”.
Produtores aprovam
A área rural de Ceilândia tem cerca de 248 quilômetros quadrados e está entre as cinco maiores do DF. Para o produtor rural José Martins Ferreira, a melhoria nas estradas agiliza e dá mais segurança no transporte da produção. “Com a estrada arrumada, conseguimos entregar nossas mercadorias mais rápido e com menos desgaste dos veículos”, ressalta Ferreira. “Isso reduz custos e dá mais tranquilidade para quem precisa viajar todos os dias”.
Para a produtora rural Maria de Freitas Osório, a recuperação das vicinais é vital para que os filhos possam ir à escola. “Agora, o ônibus escolar chega sem risco de atolar e com mais conforto para as crianças”, destaca Maria. “Antes, nos dias de chuva, era um sofrimento”.