Recursos vão financiar projeto da agricultura familiar, aquicultura e pesca artesanal
Redação AgroDF
24 julho 2025
A empresa pública Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), acaba de lançar edital disponibilizando R$ 121 milhões financiar propostas com soluções tecnológicas que contribuam para o aumento da produtividade da agricultura familiar, aquicultura e pesca artesanal.
O edital, definido como chamada pública Subvenção Econômica em Fluxo Contínuo, estabelece as regras para as empresas candidatas ao financiamento não-reembolsável. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Finep, que totalizam R$ 515 milhões em recursos para empresas e instituições de pesquisa, buscando fortalecer a produção e a sustentabilidade no campo.
Linhas temáticas
Os projetos a serem aprovados devem atender às quatro linhas temáticas do edital. São Elas:
Linha 1 – Pesquisa, significativo desenvolvimento e aprimoramento de equipamentos e máquinas autopropulsadas para produção em pequena escala, adaptadas às diferentes regiões e culturas para o pequeno produtor rural e agricultura familiar.
Linha 2 – Pesquisa, desenvolvimento e aprimoramento significativo de implementos agrícolas e pequenos equipamentos para plantio, colheita e processamento pelas famílias produtoras na unidade produtiva e nos seus empreendimentos rurais.
Linha 3 – Desenvolvimento e aprimoramento de máquinas, equipamentos e implementos para cultivos sem utilização de fogo relacionadas ao manejo de sistemas agroflorestais voltados ao pequeno produtor rural e agricultura familiar.
Linha 4 – Pesquisa e desenvolvimento de inovações (equipamentos, dispositivos e estruturas de baixo custo) que permitam a ampliação da oferta de alimentos, o aumento da produtividade e a redução dos custos por meio de sistemas orgânicos e de base agroecológica, incluindo a produção em hortas urbanas e de bairro, para alimentos da cesta básica nacional.
O papel da Finep
A Finep atua em diversas frentes, oferecendo apoio financeiro, tanto reembolsável quanto não reembolsável, para projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Isso inclui o apoio a todas as etapas do ciclo de desenvolvimento, desde a pesquisa básica até a inovação de produtos e serviços.
A empresa também gerencia o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e atua na formulação e execução de políticas públicas para ciência, tecnologia e inovação.