EMATER E UNB FIRMAM PARCERIA

O Parque Científico e Tecnológico da UnB integra o acordo de cooperação com a Emater-DF

Conhecimento acadêmico se une à prática do campo para inovar a agropecuária do DF

Edição AgroDF
8 dezembro 2025

Um acordo de cooperação para fortalecer a inovação agropecuária no Distrito Federal foi firmado na última quinta-feira (4) entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). A parceria visa estabelecer linhas de ação conjuntas para impulsionar e desenvolver pesquisas e tecnologias que contribuam para melhorar a produção e a produtividade no campo, principalmente na agricultura familiar.

O acordo reflete a união entre o conhecimento acadêmico e a experiência prática no campo. A UnB é reconhecida pela produção e formação científica, enquanto a Emater-DF tem ampla atuação nas comunidades rurais. Agora, as duas instituições passam a compartilhar tecnologias, projetos estratégicos na área de inovação agropecuária, dados, recursos humanos e infraestrutura, o que inclui o Parque Científico e Tecnológico da UnB.

Ação integrada

O acordo prevê diversas ações, como a implantação de uma incubadora de startups de agrotecnologia, realização de eventos voltados ao ecossistema de inovação e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, com foco na transferência de tecnologia, automação, sustentabilidade e empreendedorismo rural.

A parceria também reforça a importância da pesquisa integrada com a prática no campo, especialmente em temas como automação, monitoramento de solo, manejo sustentável e processos de agregação de valor aos produtos.

A reitora da UnB, Rozana Naves, entre o vice-presidente da FAPDF, Paulo Nunes; o presidente da Emater-DF, Cleison Duval; e o diretor do Parque Tecnológico, Renato Borges – Foto: Emater

União de dois mundos

A reitora da UnB, Rozana Reigota Naves, ao formalizar o acordo, ressaltou que a parceria com a Emater também contribuirá para abrir oportunidade e estimular os jovens. “Vivemos uma queda preocupante na procura por vagas no ensino superior, um fenômeno nacional”, apontou. “Parte disso decorre da falta de perspectiva dos jovens. Iniciativas como esta têm o potencial de reacender o desejo de construir um futuro melhor, pois aproximam a universidade de oportunidades reais de transformação”.

Para presidente da Emater-DF, Cleison Duval, a parceria vai aproximar o mundo acadêmico à realidade do campo para apresentar soluções ao produtor. “Esse acordo abre portas para desenvolvermos tecnologias, validarmos pesquisas, criarmos startups e buscarmos soluções para demandas que chegam todos os dias do campo”, enfatizou Duval, lembrando que a Emater já atua em parceria com a Embrapa pesquisa aplicada.

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *