DF comemora o Dia Nacional do Cerrado

Mês do Cerrado: programação em defesa do segundo maior bioma da América do Sul - Foto: AgroDF

Eventos com foco na preservação do bioma prosseguem até o final de setembro  

11 Setembro 2023
Redação AgroDF

Setembro é o mês que homenageia o segundo maior bioma da América do Sul: o Cerrado. E neste 11 de setembro são comemorados os 20 anos do decreto que instituiu o Dia Nacional do Cerrado. Para marcar a data, eventos culturais com foco preservacionistas foram realizados nas unidades da federação abrangidas pelo bioma.

Em Brasília, a programação alusiva ao Mês do Cerrado encerra no dia 30, comemorando também os 19 anos da criação da Região Administrativa do Jardim Botânico, berço do primeiro espaço do gênero no Brasil com um ecossistema predominante de Cerrado.

A programação foi aberta hoje (11) com lançamento da 12ª Mostra do Circuito Tela Verde. Integrado às comemorações, à noite, no Museu da República, foi também exibido o videoclipe de pré-lançamento da campanha-manifesto #NenhumHectareaMenosCerrado, em defesa da preservação do bioma.

O evento oficial de abertura aconteceu no auditório do Ministério do Meio Ambiente numa parceria com a Secretaria de Educação, a Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Brasília Ambiental. Na plateia, entre diversos convidados, 80 alunos do Centro de Ensino Athos Bulcão do Cruzeiro e da Escola Classe Arniqueira, que assistiram a vídeos sobre o bioma.

Importância do Cerrado

O Dia Nacional do Cerrado foi instituído em 2003 com objetivo de conscientizar sobre a importância da conservação do bioma, que se estende por 2 milhões de quilômetros quadrados na América do Sul e abrange 22% do território brasileiro.

O bioma é responsável pela produção de 40% da água no Brasil e abriga as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica-Tocantins, São Francisco e Prata, o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade, mais de 6.000 mil espécies de árvores e 800 de aves. 

No Brasil, integram o Cerrado os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de áreas no Amapá, Roraima e Amazonas.

Projeto Parque Educador

O Parque Educador é um projeto realizado pelo Instituto Ambiental em parceria com as Secretarias do Meio Ambiente e de Educação do Distrito Federal. Objetiva fortalecer a Educação Ambiental e ampliar o espaço educativo das escolas públicas, principalmente daquelas de ensino integral, além de aumentar a integração dos parques com a comunidade.

“É através da criançada que chamamos a atenção dos adultos. Por isso vocês são muito importantes na conscientização e preservação do nosso Cerrado”, ressaltou Rôney Nemer, presidente do Ibram, ao falar aos alunos.

Atualmente, o projeto está presente em seis parque ecológicos do DF: Águas Claras, Saburo Onoyama, Parque Ecológico Três Meninas, Dom Bosco, Parque Ecológico do Riacho Fundo e Estação Ecológica de Águas Emendadas.

Circuito Tela Verde

O projeto Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, que promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, reunindo vídeos com conteúdo socioambiental. Os vídeos são exibidos em todo território nacional e em alguns países.

“O que o circuito Tela Verde faz é incentivar crianças, jovens e adultos a desenvolveram produções contanto sua realidade e mostrando para outras pessoas”, explicou Marcos Sorrentino, diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA.

#NenhumHectareaMenosCerrado

A exibição do videoclipe que marcou o pré-lançamento da campanha #NenhumHectareaMenosCerrado, no Museu da República, contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

O vídeo foi produzido na Chapada dos Veadeiros (nordeste de Goiás) pela organização Observatório de Justiça & Conservação (OJC), da qual faz parte o grupo Pare Preste Atenção, que reúne artistas, quilombolas, índios, personalidades e ambientalistas.

Na produção do vídeo tiveram o apoio da Fundação Mais Cerrado e do Instituto Veadeiros. O movimento busca conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância da preservação do Cerrado.

MÊS DO CERRADO

Confira a programação organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Ibram.

Dia 12
Dia Ambiental do Cerrado – Contação de histórias e oficina de observação de aves, no Centro de Ensino Fundamental Carlos Motta (Lago Oeste), das 9h às 11h e das 14h às 16h. Exposição do PrevFogo e CBMDF.

Dias 12 e 13
Encontro de Educadores Ambientais. Local: Escola da Natureza (Parque da Cidade), das 9 às 11 horas e das 14h às 16h. 

Dia 13
Dia Ambiental de Prevenção a Incêndios no Cerrado. Local: Parque Ecológico Sucupira (Planaltina), das 9h às 11h30. 

Dia 14
Fórum de Educadores Ambientais. Local: Escola da Natureza (Parque da Cidade), das 9 às 11 horas e das 14h às 16h. 

Dia 15
Sessão de homenagem ao Parque Educador e Escola da Natureza. Local: Câmara Legislativa do DF, das 15h às 18h. 

Dia 17
Cuidando Cerrado. Local: Parque Ecológico Ezechias Heringer (Guará), das 9h às 12h. 

Dia 27
5 anos do Parque Educador. Local: auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), das 9h às 11h e das 13h30 às 16h. 

Dias 29 e 30
Feira Ambiental e Exposição “Natureza É…”. Local: Centro de Práticas Sustentáveis no Jardins Mangueiral (São Sebastião). Eventos em comemoração aos 19 anos da criação da Região Administrativa do Jardim Botânico.

Com informações do Ibram
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA