Conferência debate propostas para aprimorar política de desenvolvimento rural
Edição AgroDF
24 novembro 2025
Em busca de um modelo de desenvolvimento rural mais justo, sustentável e participativo, será realizada nesta quarta-feira (26) a 3ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Distrito Federal, das 8 às 17h, no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar (CCC) da Ceasa.
A conferência tem como objetivo construir propostas que orientem ações públicas voltadas à agricultura familiar, à agroecologia e à inclusão social no meio rural. Participarão do evento representantes de produtores, técnicos e gestores públicos.
“Ao reunir diferentes vozes e perspectivas, o evento busca consolidar um espaço de diálogo e cooperação para fortalecer o campo, promover a equidade social e impulsionar práticas sustentáveis que garantam o bem viver nas áreas rurais do Distrito Federal”, explicou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.
Eixos temáticos
As discussões serão organizadas em cinco eixos temáticos, que tratam de temas centrais para o futuro da produção rural e do desenvolvimento territorial no DF.
O primeiro eixo abordará o papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas, com foco em estratégias de adaptação e mitigação, uso sustentável dos recursos naturais e fortalecimento de práticas produtivas resilientes.
O segundo tratará da transformação agroecológica dos sistemas alimentares e do fortalecimento da agricultura familiar, destacando a importância da produção de base ecológica e dos circuitos curtos de comercialização para a segurança alimentar.
O terceiro eixo discutirá a reforma agrária e a promoção do direito à terra, à água e ao território, enfatizando a regularização fundiária, o acesso a recursos hídricos e a valorização dos territórios tradicionais. Já o quarto eixo colocará em pauta a cidadania e o bem viver, incluindo temas como educação do campo, saúde rural e qualidade de vida das populações do meio rural.
O quinto e último eixo tratará do papel do Estado, da participação popular e da governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável, com foco no fortalecimento da gestão democrática e no controle social.
O evento é uma etapa preparatório para 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que ocorrerá em março de 2026, em Brasília. Esse evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).
Agricultura familiar
A agricultura familiar tem papel importante no desenvolvimento econômico do Distrito Federal. O setor é responsável por 87% do abastecimento de hortaliças e frutas produzidos no DF, abastecendo escolas, hospitais e instituições sociais por meio de programas de compras governamentais.
Segundo a Emater, que existem aproximadamente 10 mil produtores familiares no Distrito Federal num universo de 20.148 agricultores cadastrados até julho de 2025. Eles produzem principalmente hortaliças e frutas, como alface, morango, tomate, abacate, goiaba e banana.












COMENTÁRIOS