Abertas inscrições para escolher as melhores marcas produzidas pelas queijarias do Distrito Federal
1º Agosto 2024
Redação AgroDF
Brasília vai escolher os melhores queijos artesanais produzidos no Distrito Federal. Para isso, começaram hoje e vão até o dia15 de agosto as inscrições ao I Concurso Distrital de Queijos Artesanais de Produtores Rurais, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite). O concurso acontecerá no dia 28 de setembro, no Teta Cheese Bar (CLS 103).
Cada produtor pode inscrever mais de um produto dentro de uma categoria, sendo permitido no máximo três por categoria. Quatro categoriais do produto serão avaliados por júri especializado: queijo fresco de leite de vaca; queijo maturado de leite de vaca; queijo fresco de cabra, de ovelha e de búfala; e queijo maturado de cabra, de ovelha e de búfala. Estarão em julgamento critério como apresentação externa, cor, textura, consistência, odor e sabor.
Fim da clandestinidade
Com o concurso, pretende-se não só divulgar os queijos brasilienses, mas também incentivar a regularização dos produtos e queijarias. Além disso, o certame ajudará a identificar fabricantes e queijos de qualidade que possam ser inseridos na Rota do Queijo Artesanal, projeto de turismo rural que está sendo implantado no DF.
Paulo Alvares, técnico em agroindústria da Emater, explica que mesmo sendo premiadas em concursos nacionais, queijarias brasilienses não podem entrar no projeto Rota do Queijo porque não estão regularizadas junto à Secretaria de Agricultura. Como esses queijos têm potencial de comercialização, espera-se que os produtores, ao participarem do concurso, procurem a Sagri e a Emater para sair da clandestinidade e ganhar força no mercado legal.
“O DF possui queijos artesanais muito bons, premiados e ainda não premiados, que poderiam acessar o mercado nacional e internacional e que ficam com a comercialização ainda limitada dentro da propriedade”, ressalta Tavares. O concurso, segundo ele, vai ajudar a “colocar os queijos artesanais no radar dos consumidores”.
São considerados queijos artesanais aqueles elaborados seguindo técnicas de processamento prioritariamente manuais, executadas pelo próprio produtor ou por quem domina integralmente o processo. Os queijos devem ter fabricação individualizada, manter a singularidade nas características tradicionais, culturais ou regionais.
Para mais informações sobre o concurso, acesse: emater.df.gov.br .