MMA investirá R$ 18 milhões para que estados se adaptem às transformações do clima
12 fevereiro 2025
Redação AgroDF
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) vai investir R$ 18 milhões no projeto AdaptaCidades, lançado nesta quarta-feira (12) para apoiar estados e municípios com recursos técnicos e financeiros no desenvolvimento de estratégias e planos voltados a adaptação das mudanças climáticas, provocadas pelo aquecimento do planeta.
A principal fonte desses recursos será o Fundo Verde para o Clima. Os recursos serão aplicados em ações como a contratação de técnicos e mobilizadores, realização de oficinas para gestores estaduais e municipais, produção e distribuição de materiais técnicos e ferramentas, além de custos logísticos para atendimento regional e operacionalização das atividades.
Os estados participantes vão indicar ao MMA os 10 municípios que apresentam alto índice de risco climático. Poderão também ser indicados consórcios intermunicipais e associações de municípios em caráter excepcional. O MMA aprovará as indicações com base em critérios técnicos, considerando o risco climático e o número de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Na cerimônia de lançamento, o projeto teve adesão imediata de 12 unidades federativas: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins.
Ministros otimistas
O AdaptaCidades, segundo o Ministério do Meio Ambiente, chega para destravar dois graves problemas que emperram a elaboração de planos locais e regionais de enfrentamento às mudanças climáticas: a falta de capacidade técnica e de financiamento. A meta do governo federal é auxiliar na elaboração de 260 desses planos em 2025.
“A iniciativa AdaptaCidades nos fará liderar pelo exemplo”, afirmou Marina Silva durante o evento. “A partir dela, queremos ajudar prefeitos e prefeitas a saber onde ‘bater o martelo. “Vamos sair da gestão do desastre para a gestão do risco.”
O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, destacou que o financiamento é essencial para viabilizar a agenda de adaptação à mudança do clima. “Se não tivermos dinheiro no orçamento, não conseguiremos desenvolver ações de adaptação”, ressaltou. “Prevenção e adaptação têm que ser prioridade nesse país”.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, frisou que o AdaptaCidades auxiliará os municípios a cumprirem seu papel no enfrentamento à mudança do clima. “Os prefeitos e prefeitas têm muito o que colaborar com esse tema, seja na área de adaptação ou mitigação, em relação, por exemplo, ao controle do desmatamento ilegal”, enfatizou.
O presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira, apoiou a iniciativa do governo federal. “O clima não foi melhor debatido porque essa discussão ficou na esfera das questões globais, dos estados e países”, criticou. “Os municípios estão sendo convocados agora para essa batalha.”
Plano Clima
O AdaptaCidades é uma das ferramentas desenvolvidas pelo MMA para estimular a construção de uma frente de resistência e superação do país aos impactos causados por problemas climáticos, como as fortes chuvas que inundaram o Rio Grande do Sul e a seca que atingiu todo o Brasil em 2024.
O programa está alinhado ao Plano Clima, que será o guia das ações de enfrentamento à mudança do clima no Brasil até 2035.