Mapa cria canal exclusivo para receber notificações sobre novas espécies
Edição AgroDF
19 fevereiro 2026
O combate ao surgimento de novas pragas quarentenárias, exóticas ou emergentes em território brasileiro foi reforçado nesta quinta-feira (19) com o lançamento de um canal exclusivo para notificações sobre ocorrências dessas espécies: o alertapragas@agro.gov.br.
Criado pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o canal reforça as ações de vigilância fitossanitária desenvolvidas para prevenir a entrada e a disseminação de pragas. Essas espécies que podem causar prejuízos ao setor agropecuário e, consequentemente, a economia e ao meio ambiente.
O canal é direcionado a produtores rurais, profissionais técnicos, empresas, instituições e cidadãos de qualquer região brasileira, que passarão a participar de uma grande rede de colaboradores contra essas pragas. As informações enviadas serão avaliadas pela equipe técnica da SDA, que poderá acionar unidades de vigilância para inspeções em campo, coleta de amostras e outras ações de combate, prevenção e controle.
Para registrar algum caso suspeito, basta ao colaborador acessar o canal, encaminhar mensagem descrevendo a situação, local e data da observação, imagens (quando houver) e informações de contato que auxiliem na análise técnica.
Ao usar o canal, o colaborador está contribuindo para reforçar a capacidade de resposta dos órgãos de defesa sanitária diante de ameaças que ainda não ocorrem no país ou que representam risco emergente.
O alvo do canal
Pragas quarentenárias, exóticas ou emergentes são organismos (insetos, fungos, bactérias, vírus, nematoides ou plantas daninhas) com alto potencial de causar danos econômicos e ambientais à agricultura, sendo alvo de rigoroso controle oficial para evitar sua entrada ou disseminação no Brasil. O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atualiza periodicamente as listas de pragas, com mudanças recentes publicadas no fim de 2025.












COMENTÁRIOS