Obras facilitam escoamento da produção e dão segurança aos moradores da zona rural
Edição AgroDF
29 setembro 2025
As primeiras chuvas que caíram no Distrito Federal acederam o sinal de alerta da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) para reduzir riscos de alagamentos, enxurradas e interrupção do tráfego de veículos em comunidades rurais. Uma das prioridades é a restauração das estradas rurais para garantir o escoamento da produção agropecuária e a circulação dos moradores da zona rural.
Entre janeiro e setembro deste ano, segundo a Sagri, foram restaurados mais de 1.200 quilômetros de estradas rurais em todo o DF, o equivalente a distância entre Brasília e Vitória-ES (1.238 km). Em 2024, foram recuperados mais de 1.800 km de estradas na zona rural, mesma distância entre a capital federal e Passo Fundo-RS.
Além disso, conforme a Sagri, foram revitalizados mais 8,13 km de canais de irrigação. Essas obras ampliaram a capacidade de drenagem e contribuíram para preservar as lavouras, melhorar a utilização da água na irrigação e levar maior segurança às famílias da zona rural em relação às enxurradas e alagamentos.
Capão da Erva
Uma das comunidades que acabam de ser beneficiadas com obras preventivas é o Núcleo Rural Capão da Erva, no Itapoã. Ali, foram construídos 20 novos de bolsões de contenção de água e outros 25 bolsões já existentes receberam serviços de limpeza e manutenção.
Foram ainda instalados 10 metros de dreno, criados 10 “bigodes” e recuperada uma ponte. Essas estruturas são estratégicas para a contenção das águas da chuva, protegendo estradas, propriedades, plantações e animais. Ao mesmo tempo, contribuem para a preservação do meio ambiente.
Para melhorar ainda mais o escoamento da água foram construídos 16 “peitos de pombo” — lombadas transversais que direcionam o fluxo das chuvas para os bolsões, facilitando o acesso e garantindo mais segurança para quem circula pela região.
O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, ressaltou a importância dessas obras. “Estamos investindo na infraestrutura rural para que as chuvas não se transformem em um problema para os produtores e suas famílias”, explicou Bueno. “Estradas em boas condições e sistemas de contenção de água são essenciais para garantir a segurança, o conforto e a produtividade no campo”.
COMENTÁRIOS