CASTRAÇÃO NO SOL NASCENTE

O Projeto Castra-DF já realizou mais de 3 mil castrações - Foto: Paulo Carvalho/Agência Brasília

Projeto Castra-DF vai cadastrar 1.500 cães e gatos para cirurgias gratuitas

10 Abril 2024
Redação AgroDF

O Projeto Castra-DF estará na região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol nos próximos dias 13 e 14 para cadastrar cães e gatos a serem submetidos, posteriormente, à castração gratuita. Serão disponibilizadas 1.500 vagas, sendo 750 a cada dia. A distribuição das senhas para o cadastramento é por ordem de chegada, entre 8h e 14h, no seguinte endereço: Paróquia Santa Clara de Assis -SHSN, Trecho II, Chácara 105, Sol Nascente.

Para o cadastramento dos pets, o tutor não precisa levar o animal. Deve, porém, ser maior de 18 anos e apresentar algum documento pessoal oficial com foto. Serão cadastrados dois animais por CPF. O cadastro não garante a participação no projeto. O resultado final com a lista dos contemplados será divulgado até o dia 15 de abril nos sites castradf.com.br e sema.df.gov.br.

As cirurgias dos pets selecionados ocorrerão entre os dias 15 de abril e 11 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Unidade Móvel de Castração (Castra-DF), que estará localizada no mesmo local do cadastramento.

Antes da cirurgia, os animais selecionados passarão por exames pré-operatórios como hemograma e eletrocardiograma. As testagens são gratuitas e servem para identificar se o cão ou gato está em condições aptas para a castração.

Capacitação dos tutores

Além do cuidado com os bichinhos, o Projeto Castra-DF também levará capacitação profissional aos tutores. Os cursos são focados em temas como administração e gestão de animais domésticos, cuidador e passeador, banho e tosa, hospedagem e confeitaria para pets. As inscrições podem ser realizadas por meio do site www.castradf.com.br.

Controle da população

O Projeto Castra-DF é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema). Em menos de dois anos, já realizou 3.100 castração de pets. Foi lançado em novembro de 2023 em Planaltina, quando atendeu 600 animais. Em 2024, mais duas cidades receberam o projeto: Paranoá, em janeiro, com 1.000 atendimentos; e Estrutural, em março, com 1.500 castrações.

Gutemberg Gomes, titular da Sema, explica que o projeto é importante não só para levar qualidade de vida aos pets, mas também para ajudar no controle da população de cães e gatos. Muito animais se reproduzem sem controle, gerando uma população que acaba nas ruas, pondo em risco a saúde pública.

SERVIÇO

Contato: 9 9373-8914 (WhatsApp)
E-mail: castradf@gmail.com
Local: Paróquia Santa Clara de Assis (SHSN-Trecho II -Chácara 105).
Data: Sábado (13) e domingo (14).
Horário: 8h às 14h (ou até acabar as vagas).

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA