Malásia e Mianmar ampliam a lista de importação de produtos brasileiros
Edição AgroDF
30 janeiro 2026
Dois países asiáticos autorizaram a ampliação da lista de exportações de produtos agropecuários brasileiros: Malásia e Mianmar, conforme informaram nesta sexta-feira (30) em nota conjunta o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Após fechar negociações de segurança sanitária com o Brasil, a Malásia autorizou a exportação de farinha processada e de óleo de aves, que agregam valor a produtos derivados de reciclagem animal, processo responsável por transformar subprodutos em insumos para nutrição animal. O país importou quase US$ 1,2 bilhão em produtos agropecuários do Brasil em 2025.
Já Mianmar concedeu a autorização para a exportação de amendoim, gergelim, castanha-do-brasil, castanha de baru e mudas de café, expandindo e diversificando a pauta exportadora. Em 2025, o país importou mais de US$ 38 milhões em produtos agropecuários brasileiros.
Com mais essas duas autorizações, o agronegócio brasileiro alcança 534 novas oportunidades desde o início de 2023, quando o Governo Lula começou a buscar novos mercados.












COMENTÁRIOS