Área plantada deve aumentar em 40 milhões de hectares em 10 anos

Carlos Fávaro: "novo Brasil para a produção agropecuária”

A previsão é do Ministério da Agricultura, que aposta no incentivo à indústria de fertilizantes para alcançar essa meta

29 Agosto 2023
Redação AgroDF

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) pretende dobrar, nos próximos 10 anos, a área de produção agrícola brasileira com a incorporação de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade. O desafio é transformar áreas hoje improdutivas em lavouras e pastagens produtivas.

“Vamos incrementar esses 40 milhões de hectares preservando e conservando o meio ambiente, transformando pastagens emissoras de carbono em áreas eficientes que capturam a emissão com boas práticas de sustentabilidade e trabalhistas e, para que isso aconteça, só tem um caminho: investir em fertilizantes”, afirmou o ministro Carlos Fávaro ao participar hoje (29) da abertura do 10º Congresso Brasileiro de Fertilizantes.

Para Fávaro, atingir essa meta é “perfeitamente possível”, ressaltando a conversão já está sendo feito em diferentes regiões brasileiras. “Esse processo de conversão está em curso a um ritmo de cerca de 2 milhões de hectares por ano”, afirmou. “Com o incentivo do governo do presidente Lula e, inclusive, com financiamento internacional, completaremos essa área em uma década”.

Crescimento da produção

O ministro enfatizou que o Brasil dispõe de tecnológica para produzir alimentos com eficiência. Lembrou que há 50 anos, a área plantada era de 27 milhões de hectares e o país importava alimentos. Com a criação da Embrapa e com o desenvolvimento e com a parceria da pesquisa privada, a área ocupada pela agricultura cresceu 140%, segundo Fávaro. “Mas o que é mais importante: 580% foi o nosso crescimento da produção”, destacou o ministro.

Fávaro disse ainda que o Mapa, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil, está desenvolvendo o maior programa de produção sustentável do mundo. Ele denominou o programa como a construção “de um novo Brasil para a produção agropecuária”.

 

Com Ascom/Mapa
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA