APOIO À MULHER DO CAMPO

Celina Leão prestigiou o encontro, que reuniu mais de 500 mulheres de núcleos rurais do DF - Foto: Emater

Celina reforça compromissos do GDF com as trabalhadoras das comunidades rurais

Edição AgroDF
20 novembro 2025

Garantir mais oportunidades, segurança e condições dignas para viver e produzir. Este foi o compromisso que a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, reforçou ao abrir, nesta quarta-feira (19), o 9º Encontro Distrital de Mulheres Rurais, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), no auditório da Novacap. Participaram do encontro mais de 500 mulheres, representando diversas comunidades rurais do DF.

“É pensando nas famílias, especialmente nas mulheres, que estamos ampliando políticas públicas essenciais”, ressaltou Celina. “Para mim, como mulher e mãe, esse compromisso tem um significado especial. Ver vocês aqui, unidas e fortalecidas, mostra a força das mulheres rurais do DF”.

Animada gincana reuniu grupos de mulheres de diversos núcleos rurais do DF – Foto: Emater

O evento reuniu agricultoras, trabalhadoras e lideranças femininas. Durante o encontro, as participantes receberam orientações sobre como obter crédito rural, plantar espécies aromáticas e cuidar da saúde. Tiveram também acesso a diversos serviços, como exame de vista, corte de cabelo e maquiagem.

Foi ainda realizada uma gincana com concurso de receitas, apresentação musical, grito de torcida e exposição de artesanato. A competição foi vencida por mulheres de Brazlândia, Planaltina, Taquara, Paranoá e Ceilândia.

No Distrito Federal, segundo dados da Emater, mais de 9 mil mulheres estão cadastradas no órgão. Esse número representa 41,6% do total de 18 mil propriedades rurais atendidas pela empresa, o que demonstra a presença, a importância e força das mulheres no setor agropecuário do DF.

Carta das Mulheres

No encontro, Celina Leão recebeu uma carta com as reivindicações e demandas voltadas às mulheres e suas comunidades. O documento reforça questões apresentadas em grandes manifestações femininas, com a Marcha das Margaridas, que reúne mulheres trabalhadoras rurais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

Entre as bandeiras desses movimentos está o reconhecimento social e político, igualdade de direitos, autonomia econômica e o acesso a políticas públicas específicas que abordem suas realidades e desafios.

No caso específico do DF, as mulheres das comunidades rurais reivindicam maior presença do poder público nas áreas de saúde, educação e assistência social. O GDF tem respondido a essas reivindicações com diversos programas integrados, realizados por órgãos como a Secretaria da Mulher, a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Educação. Entre essas ações, destacam-se o projeto Agropecuária Sustentável e o programa Sempre por Elas.

Um exemplo da resposta do GDF às reivindicações das mulheres do campo está na Educação. Em 15 de junho de 2023, o governador Ibaneis Rocha inaugurou na vila Pipiripau II, em Planaltina, a primeira creche pública construída na zona rural do DF. Ainda em 2023, foram entregues a creche do Núcleo Rural Jardim II, no Paranoá, e outra no Sol Nascente.

Apoio às trabalhadoras rurais

A Emater tem papel fundamental na execução dos programas voltados às mulheres rurais do DF. Eis algumas dessas ações.

  • Assistência técnica e acompanhamento em atividades agropecuárias, desde o planejamento à comercialização, nas áreas de bovinocultura, floricultura, avicultura, olericultura, agricultura orgânica e agroecologia.
  • Elaboração de projetos de crédito rural em atividades agropecuárias.
  • Qualificação, capacitação e inclusão em atividades voltadas ao desenvolvimento humano-social, como qualidade do alimento, alimentação adequada, cidadania e benefícios sociais, saúde, saneamento e habitação.
  • Capacitação, qualificação e acompanhamento nas atividades não agrícolas, como artesanato, turismo rural e agroindústria.
  • Inclusão em políticas públicas, como o CadÚnico, Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais e programas de compras institucionais.
  • Estímulo e apoio à organização social, grupos, associações e cooperativas.
  • Promoção de eventos voltados à saúde, bem-estar, lazer e troca de experiências.
  • Viabilização da participação de mulheres em espaços de comercialização, feiras e eventos.

Compromissos do GDF

Durante o encontro, representantes do GDF manifestaram apoio às mulheres do campo. Eis algumas dessas manifestações:

“Este encontro é o espaço onde elas apresentam suas demandas reais, e isso gera resultados concretos. São necessidades que nos direcionam a oferecer dignidade e qualidade de vida às mulheres rurais. Parabenizo a Emater-DF pelo trabalho belíssimo”.

RAFAEL BUENO

Secretário de Agricultura

“Todo esse movimento segue alinhado ao planejamento estratégico do GDF, às metas de combate à fome, geração de renda e qualidade de vida no campo. A Emater-DF não arreda o pé: estamos aqui para apoiar, fortalecer e acreditar no protagonismo das mulheres rurais”.

CLEISON DUVAL

Presidente da Emater-DF

“As nossas políticas públicas precisam chegar até onde as mulheres estão. Estar perto, ouvir e agir é o que transforma a realidade de quem vive e produz no campo. Este encontro mostra que a pauta das mulheres é de todo o GDF, que tem atuado de forma conjunta para garantir segurança, qualidade de vida e assistência às mulheres do Cerrado”.

GISELLE FERREIRA

Secretária da Mulher

 

Com informações da Agência Brasília
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *