A magia do Altiplano Leste

Cabana do Vovô Ninho: abrigo romântico para casal

A 28 quilômetros do centro de Brasília resiste talvez a última fronteira natural vizinha da capital federal: o Altiplano Leste.

Redação AgroDF

Encravada na região administrativa do Jardim Botânico, é uma zona rural rica em córregos, cachoeiras, serras, matas nativas e espécies animais típicas do Cerrado. Cenário que tem atraído, cada vez mais, os amantes do pedal rural.

Todos os dias e, principalmente, nos fins de semana, grupos de ciclistas sobem e descem as serras, aventurando-se por caminhos íngremes cercados pela vegetação exótica do Cerrado. Duas rotas são obrigatórias no circuito das bikes: a Trilha da Bundinha e a Trilha das Abelhas.

Mas quem não é do pedal tem outras opções. O turista pode curtir a paisagem hospedado em chalés, cabanas e até em contêiner, todos com vista panorâmica. Há diversas opções, como a Fazenda Taboquinha, Fazenda Caminho das Águas, a Cabana do Vovô Ninho e a Vila dos Ipês.

Na via principal do Alti Plano Leste, que dá acesso aos condomínios da região e chácaras, o visitante vai encontrar bares, restaurante, floricultura e pequenos mercados. Boa parte da via é asfaltada. Depois dessa área comercial, só estrada de chão.

Conheça alguns dos principais atrativos do Altiplano Leste.

TRILHA DA BUNDINHA

Trilha da Bundinha: paisagem vale o desafio

A trilha tem como panorama duas elevações que não nome ao percurso. O caminho é totalmente de terra. Há trechos com muitas pedras, cascalhos e valas, que exigem maior habilidade e esforço por parte dos ciclistas. São 11 km de chão, com subidas cansativas e descidas radicais. Ciclistas mais experientes percorrem a Trilha da Bundinha em duas horas. Recomenda-se que a trilha seja feita em grupo com pelo menos 10 ciclistas.

TRILHA DAS ABELHAS

Trilha das Abelhas: aventura em pleno Cerrado

Na Trilha das Abelhas, apesar do nome, o ciclista pode pedalar tranquilo sem o risco de ser perseguido por esses insetos. Mas a trilha não é aconselhável para iniciantes no mountain bike. São 18 km de terra pura, com trechos cheios de pedras e cascalhos. No percurso, muitas serras com altura bastante elevada. As subidas são exaustivas e as decidas muito arriscadas. Para fazer toda a trilha leva-se de 2h30 a 3 horas. O visual do vale compensa o desafio. Alguns trechos em propriedades privadas exigem pagamento de pedágio simbólico.

SAIBA MAIS
Acesse os sites Rebas do Cerrado (https://pedal.rebas.com.br/) ou Wikiloc (https://pt.wikiloc.com/)

FAZENDA TABOQUINHA

Fazenda Taboquinha: pesca e piscina de água natural

Com 1.600 hectares, a Fazenda Taboquinha é um espaço consagrado no turismo rural do DF. Está a 28km do Plano Piloto. Fica entre o Jardim Botânico (Alti Plano Leste) e São Sebastião. Oferece inúmeras atrações para famílias e grupos de amigos. Exemplos: trilhas para caminhadas, passeios a cavalo, pesca no rio Taboca, piscinas naturais, sauna a carvão e campinho de futebol de areia. Na fazenda há criação de bois, cavalos, bodes, porcos e galinhas. Disponibiliza churrasqueiras, mas também tem restaurante com pratos caseiros feitos em fogão a lenha. Os visitantes podem se hospedar em chalés cercado de árvores. Boa opção para um fim de semana em pleno Cerrado.

Endereço: Rua 48, lote 51- São Sebastião/DF (acesso pela QI 23 ou QI 29 do Lago Sul).
Contato: (61) 99601-847 / 99420-7567 / 3245-6222 / 3034-2647

 FAZENDA CAMINHO DAS ÁGUAS

 Caminho das Águas é um hotel-fazenda localizado às margens do rio São Bartolomeu. Instalada numa Área de Preservação Ambiental, a fazenda foca suas atividades no ecoturismo, na produção de alimentos mais saudáveis, no contato com a fauna e a flora do Cerrado. São atrativos da fazenda: trilhas ecológicas, rios, matas nativas e montanhas. Oferece: hospedagem, piscina de águas naturais, praia, deck à beira do rio, espaço na mata para meditação, área de piqueniques, salão de jogos e parque infantil. Os chalés são todos equipados com eletrodomésticos, além de churrasqueira, varanda com rede e quintal arborizado.

Endereço: Estrada de São Bartolomeu, rua 22 – Altiplano Leste- Jardim Botânico/DF.
Contato: (61) 99685-8101

Cabana do Vovô Ninho: abrigo romântico para casal

CABANA DO VOVÔ NINHO

A Cabana do Vovô Ninho é um espaço para casal que quer curtir um fim de semana romântico em contato com natureza do Cerrado. É uma cabana de madeira suspensa em forma de pirâmide. O acesso à cabana se dá por uma passarela também de madeira. No terraço tem banheira ao ar livre, rede, móveis rústicos, lareira móvel. Dentro, sala bem confortável com cozinha prática agregada. Em cima, quarto de casal com bela vista panorâmica. Para sentir a natureza mais de perto, há a Trilha do Cajueiro com 800 metros bastante íngremes. Não fornece refeições, mas os hóspedes encontram os utensílios necessários para preparar café da manhã, almoço e jantar. Em noites de lua cheia, a Cabana transforma-se num lugar ainda mais fantástico.

Endereço: Altiplano Leste – Jardim Botânico/ DF
Contato: (61) 98550-7270

VILA DOS IPÊS

Vale dos Ipês: casas flutuam no meio da mata

No Altiplano Leste está o Condomínio Vila dos Ipês. Lá encontram-se duas charmosas casas: a Ipê Amendoim e a Ipê Tabaco. Elas chamam atenção pela arquitetura. São contêineres que agregam, harmoniosamente, o moderno e o rústico. São integradas por varandas com amplas janelas, que oferecem vista deslumbrante para as serras. No térreo há cozinha de apoio e deck com banheira de hidromassagem com vista panorâmica. A Ipê Tabaco é maior. Tem dois quartos, sala de estar com sofá-cama, cozinha equipa com eletrodomésticos e lareira. No quintal, estacionamento para dois carros, churrasqueira e espaço para fogueira. Acomoda, confortavelmente, até seis pessoas.

Endereço: Rua 14, chácara 153 – Altiplano Leste – Jardim Botânico/DF
Contato: (61) 981016182

Com informações fornecidas pelos empreendedores.
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA