Acordo beneficia a avicultura do DF, que já exporta 70% da sua produção de aves
1º Setembro 2023
Redação AgroDF
O Brasil acaba de se tornar o primeiro país do mundo autorizado a exportar carne de frango para Israel. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta quinta-feira (31), após fechar acordo com o governo israelense. Uma das exigências é que os avicultores e exportadores brasileiros terão que seguir as regras do “kosher”, rigoroso sistema israelense de produção de alimentos que obedece aos preceitos judaicos.
As negociações com Israel envolveram o Ministério das Relações Exteriores e empresários brasileiros produtores de frango. Em nota, o Ministério de Agricultura destacou que a entrada da carne de frango do Brasil no mercado israelense “atesta o alto nível de credibilidade e confiança do sistema brasileiro de defesa agropecuária”.
Israel é um dos maiores consumidores mundiais “per capita” de carne de frango. O país tem grande demanda por cortes como o peito de frango, principal componente do “shawarma”, sanduíche bastante apreciado pelos israelenses.
Oportunidade para o DF
O acordo pode beneficiar também a avicultura do Distrito Federal, que já exporta para o exterior grande parte das aves que produz. Enquanto o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, o DF contribui com 70% de sua produção para o mercado externo, segundo Danielle Araújo, subsecretária de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri).
Até março deste ano, o Distrito Federal contava com 185 granjas comerciais, entre frangos de corte e matrizeiros. Em dezembro de 2022, essas granjas alojavam cerca de 7,8 bilhões de aves, segundo a Defesa Agropecuária. Entre as maiores granjas do DF está a Somar, em Tabatinga (Planaltina), com produção anual estimada em 8,5 milhões de frango.