JALAPÃO GANHA PONTE

A nova ponte integra os municípios, facilita o escoamento da produção e incentiva o turismo do Jalapão - Foto: Adilvan Nogueira/GovTO

Estrutura de concreto liga os municípios de Lagoa e São Félix do Tocantins, na TO-247

Edição AgroDF
1º dezembro 2025

Os municípios de Lagoa do Tocantins e São Félix do Tocantins, na região do Jalapão, agora estão ligados por meio de uma ponte de 74,21 metros de extensão sobre o rio Vermelho, na rodovia TO-247. Com investimentos de quase R$ 4,4 milhões, a ponte foi inaugurada nesta sexta-feira (28) pelo governador Laurez Moreira.

Reivindicada há décadas pelos moradores, a estrutura de concreto armado, além de integrar os dois municípios e facilitar o acesso as outras cidades vizinhas, vai facilitar o escoamento da produção rural e incentivar o turismo do Jalapão, uma das principais atrações turísticas do Tocantins.

“É uma região rica, que precisa de investimento e devemos fortalecer as rodovias”, enfatizou Moreira ao entregar a obra. “Esta ponte faz parte de um conjunto de obras, com o objetivo de melhorar a infraestrutura do Jalapão, essencial para o fortalecimento socioeconômico, turístico e para a integração da região”.

A construção da ponte foi coordenada pela Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) do Governo do Tocantins. “Essa obra vai facilitar o deslocamento de moradores, produtores e turistas”, destacou Antônio Trabulsi Sobrinho, presidente da Ageto, ressaltando que foram vistoriadas outras pontes que fazem parte do projeto de melhoria da infraestrutura viária do Tocantins.

Região turística

A região do Jalapão é formada por seis municípios: Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins. O prefeito de Lagoa, Leandro Soares, comemorou a inauguração da obra. “Essa melhoria já está facilitando o nosso acesso a outras cidades e auxilia o nosso desenvolvimento econômico, sendo um grande progresso”, destacou Soares.

Já o prefeito de Novo Acordo, Mateus Coelho, declarou que essa e outras obras em andamento são fundamentais para o desenvolvimento da região. “Esta obra é de suma importância, pois permite a fluidez no escoamento da produção e fomenta o desenvolvimento de toda a região, que há tanto tempo espera por esses benefícios que, agora, estão chegando a Novo Acordo e às cidades circunvizinhas”, ressaltou Coelho.

 Moradores festejam

Os moradores também festejaram a inauguração da obra. O empresário Manoel Rezende da Glória (85 anos), proprietário da Pousada Dona Júlia, em Lagoa, acredita que a ponte vai melhorar o acesso a serviços públicos, como atendimento à saúde, além de melhorar os negócios. “Vai atrair mais visitantes para a minha pousada”, salientou.

Morador de Novo Acordo, Edmilson Amorim Soares também celebrou a melhoria. “Vai nos ajudar muito a acessar outras cidades”, declarou. “Era uma ponte esperada há muitos anos. Estava muito difícil a passagem. Agora, vai facilitar muito”.

Com informações do Governo do Tocantins
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *