Incêndio já destruiu mais de 14 mil hectares a 60 km de Corumbá (MS)
Edição AgroDF
28 novembro 2025
Depois de quatro dias de queimadas, foi controlado nesta quinta-feira (27) o incêndio florestal na região da Estrada Parque, no Porto da Manga, a cerca de 60 quilômetros de Corumbá (MS). As chuvas que caíram no Pantanal ajudaram a pagar as chamas, que já destruíram mais de 14 mil hectares de áreas às margens do rio Paraguai.
Mesmo com o controle das chamas, 15 brigadistas continuam monitorando a área para evitar que o fogo avance para a margem direita, uma vez o terreno ainda apresenta risco de queimada devido ao vento e à vegetação seca.
O incêndio ocorreu em área de mata fechada, às margens da MS-228, via que integra a Estrada Parque (MS-228), unidade de conservação que começa na interligação com a BR-262 (Buraco da Piranha), no Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá.
Ponte queimada
Na Estrada Parque, entre o Porto da Manga e a área conhecida como Curva do Leque, o fogo chegou a atingir uma das três pontes da região. Equipes do Corpo de Bombeiros de Corumbá e voluntários de Porto Manga agiram rápido para debelar as chamas e evitar que as outras duas pontes fossem destruídas pelo fogo.
O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informou que as chamas começaram na segunda-feira (24) e continuaram avançando até ser controlado.
O Prevfogo esclareceu que as chamas avançaram por faixa contínua superior a 10 quilômetros de extensão. O fogo atingiu um local de difícil acesso, de mata fechada, sem espaço de formação de passagem.
Por isso, as equipes tiveram que abrir passagem de 3 a 4 km com motosserra para chegar até os pontos de combate. As causas ainda não foram identificadas, mas a Polícia Federal já está investigando o que provocou o incêndio.












COMENTÁRIOS