Ministra diz que é preciso persistir para enfrentar as mudanças climáticas
Edição AgroDF
23 novembro 2025
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ao discursar na plenária de encerramento da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, neste sábado (22) em Belém do Pará, fez a seguinte avaliação sobre a COP 30: “Progredimos, ainda que modestamente”.
Disse ainda a ministra: “Mesmo que aquelas versões de nós mesmos nos dissessem que não fomos tão longe quanto imaginávamos e seria necessário reconhecer que há algo fundamental: ainda estamos aqui. E que sigamos persistindo no compromisso de empreender a jornada necessária para superar nossas diferenças e contradições no urgente enfrentamento da mudança do clima”.
Marina destacou, entre os avanços, o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), “um mecanismo inovador que valoriza autoriza aqueles que conservam e mantém as florestas tropicais”. Ressaltou ainda a aprovação do texto do Mutirão Global, que abriu “uma porta importante para o avanço da adaptação com o compromisso dos países desenvolvidos de triplicar o financiamento até 2035”.
A ministra destacou também que 122 países se comprometeram a reduzir, em seus respectivos territórios, emissões de gases poluentes até 2035. “Faltam outras partes, mas esses resultados são ganhos fundamentais para o multilateralismo climático”, enfatizou Marina, referindo à Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC).
O NDC é o plano de ação climática que cada país envia à ONU, detalhando os compromissos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e se adaptar às mudanças climáticas.
Marina apontou outro avanço da COP 30: o reconhecimento da importância das comunidades afrodescendentes e dos territórios indígenas no combate à emergência climática. “Demos um passo relevante no reconhecimento do papel dos povos indígenas, comunidades tradicionais e afrodescendentes”, ressaltou. “Transição justa ganhou corpo e voz na presença desses segmentos”.
Marina Silva foi aplaudida de pé pela plateia que participou do encerramento da COP 30.












COMENTÁRIOS