SEMANA DO PIMENTÃO DA TAQUARA

Pimentão da Taquara: festa comemora o crescimento da produção do núcleo rural de Planaltina - Foto: Emater-DF

Programação tem palestra, concurso de miss, disputa de receita, corrida e forró

 Edição AgroDF
11 setembro 2025

O Núcleo Rural Taquara, em Planaltina (DF), está vivendo a 25ª Semana do Pimentão, que vai até domingo (14). A comunidade é um dos maiores produtores de pimentão do Distrito Federal, que em 2024 chegou colher 13 mil toneladas em 172 hectares, envolvendo 543 produtores e movimentando R$ 67 milhões. A expectativa para 2025 é superar os resultados do ano passado tanto em volume de colheita quanto em receita.

Taquara já foi o maior produtor de pimentão do Brasil, perdendo a posição para três municípios de São Paulo:  Borborema, Bauru e Santa Cruz do Rio Pardo. Mas a produção continua crescendo a cada ano.  “A gente foi aumentando a produtividade no decorrer dos últimos 25 anos”, relata a gerente da Emater-DF da Taquara, Muriel Guedes. “Hoje, não somos mais o maior polo do Brasil, mas ainda temos muita produção e muitas tecnologias aplicadas”.

Força do cooperativismo

O cooperativismo é um dos fatores que impulsiona a produção do pimentão e da agricultura da Taquara. “A Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina-DF se consolidou como uma referência nacional e internacional em cooperativismo rural, um modelo que atrai delegações de diversos países interessados em conhecer a experiência da comunidade”, ressalta o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.

A Cooperativa Agrícola da Taquara reúne 400 proprietários rurais, que se dedicam à pecuária e a produção de grãos, frutas, hortaliças e flores, movimentando R$ 500 milhões em Valor Bruto de Produção (VBP), segundo a Emater. Assim, a Semana do Pimentão, celebra a “força do cooperativismo e o protagonismo da agricultura da Taquara, que se tornou referência dentro e fora do país”, segundo Duval.

Tradição e diversificação

A agricultora Risoneide Ribeiro há 42 anos produz pimentão numa chácara que possui na Taquara. Atualmente, em 17 hectares da chácara estão plantados cerca de 1.500 pés de pimentão. Risoneide, o marido e três funcionários colhem os frutos duas vezes por semana durante seis meses.

Cada colheita rende aproximadamente 300 caixas de pimentões, que são vendidos para três supermercados e na feira de Planaltina. “O pimentão nunca nos deixou na mão”, conta Risoneide. “Ele é produtivo, tem comércio garantido e dá o sustento da minha família. Mesmo com altos e baixos de preço, a gente sempre consegue vender”.

Outra produtora que não larga mão do plantio e do consumo de pimentão é a cearense Clébia Rodrigues. Durante 15 anos ela só cultiva pimentão em Taquara. Com o tempo, diversificou a produção, mas a família Ribeiro continuo a cultivar, a comer e até mesmo a comprar o fruto. “O pimentão saiu da produção, mas não saiu de dentro de casa”, afirma Clébia. “Meus dois irmãos ainda plantam e eu sempre compro na feira de Planaltina. Uso em tudo: no feijão, no frango, na salada”.

PROGRAMAÇÃO

Na 25ª Semana do Pimentão, diversas atividades são realizadas. Até domingo, a programação é a seguinte:

Sexta- feira (11/09)

14h – Palestra: Manejo fitotécnico da cultura de trigo no Cerrado.
19h – Palestra: Velocidade do Agro – ritmo do produtor e alta produção.
21h – Concurso de receitas com pimentão.
22h – Apresentação das candidatas à Rainha do Pimentão.
23h – Show no campo de futebol da Taquara.

Sábado (12/09)

9h – Oficinais: culinária, artesanato e motivacional.
16h – Corrida do Pimentão.
21h30 – Concurso Rainha do Pimentão.
22h – Show no campo de futebol da Taquara.

 Domingo (12/09)

9h – Torneio de Futebol
9h – Cavalgada do Pimentão
14h – Forró da Terceira Idade.
21h – Show de encerramento.

Com informações da Agência Brasília/Emater-DF
Saiba mais...
Pesquisar

ANUNCIE AQUI

AGRONEGÓCIO NO DF

Play Video
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *