Já de olho no mercado da merenda escolar, é criada a Coopemel para desenvolver a apicultural do DF
19 novembro 2024
Redação AgroDF

Com mais de 30 produtores rurais associados, foi criada nesta segunda-feira (18) a Cooperativa de Negócios Agropecuários do Distrito Federal e Entorno, a Coopemel, em solenidade realizada no Parque da Granja do Torto. A proposta da cooperativa é incentivar, profissionalizar e desenvolver a cadeia produzida do mel da região.
A Coopemel chega com o potencial de 300 apicultores e mais de mil caixas de abelhas nativas, mirando não apenas o mercado convencional, mas também a merenda escolar da rede de ensino público do DF.
“Com as cooperativas, os agricultores familiares podem entrar nas compras governamentais, o que garante mais acesso ao mercado e coloca o mel nas mesas das escolas públicas do DF”, avalia o secretário de Agricultura, Rafael Bueno. “É essencial que nossas crianças aprendam desde cedo a consumir esse alimento rico e saudável”. Segundo Bueno, o Governo Ibaneis Rocha “está comprometido em apoiar essa cadeia e fortalecer a apicultura regional”.
Esforço coletivo
O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, destacou que o surgimento da nova cooperativa resulta no esforço coletivo para estimular a produção rural da região. “Acreditamos que a agroindústria é o caminho para transformar pequenos produtores em grandes empreendedores”, afirmou.
Segundo Duval, a Emater e a Seagri têm trabalhado para facilitar a regularização das agroindústrias e fortalecer essa cadeia produtiva, criando produtos com valor agregado e expandindo o mercado para além do DF.
Já o produtor Farias, presidente da Coopemel, lembrou que a criação da cooperativa começou em março deste ano. “Avançamos aos poucos, com muito empenho, até chegarmos ao dia de hoje, com a cooperativa lançada, toda documentada e estruturada”, comemorou. “É emocionante ver esse sonho tomando forma”.
Uma das conquistas da cooperativa, antes mesmo de ser criada, foi a aquisição de equipamentos que hoje compõem o Palácio do Mel, na Granja do Torto. O maquinário foi adquirido em parceira com a Emater-DF para estimular a formação da cooperativa e desenvolver o setor apícola da região.