ALERTA PARA TEMPESTADES

nmet emitiu alerta de grau amarelo para Brasília, indicando potencial perigo de chuvas forte - Foto: Rafa Neddmeyer/EBC

Inmet avisa que vai cair chover forte em regiões metropolitanas do Centro-Oeste e Sudeste

18 outubro 2024
Redação AgroDF

Vem muita chuva por aí. É o que diz o último boletim do Instituto Nacional de Meteorologia, divulgado no início da madrugada desta sexta-feira (18). O aviso meteorológico do Inmet prevê tempestade para áreas do Sudeste e Centro-Oeste, com grandes possibilidades de chover forte nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e macro metropolitana de São Paulo, além de Goiânia e do Distrito Federal.

O aviso prevê que entre esta sexta e o sábado (19) deve chover de 30 e 60 milímetros por hora, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros/hora, além de queda de granizo. Há alto risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

Na madrugada desta sexta-feira as instabilidades ganharam força sobretudo no extremo oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

O Instituto instrui que, em caso de rajada de vento e descarga elétrica, as pessoas devem evitar ficar debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação é para desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia do imóvel.

Mais informações podem ser obtidas na Defesa Civil (telefone 199) e no Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Avisos de tempestade

O Inmet avisa que o volume de chuva deve ser de 100 milímetros em 24 horas nas seguintes áreas: Sul e na Zona da Mata de Minas Gerais, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, além da chamada Costa Verde do Rio de Janeiro e a região serrana fluminense.

O Inmet publicou um aviso de grau laranja, que indica alto perigo devido às tempestades nas áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de todo o estado de Mato Grosso do Sul.

Já o aviso de nível amarelo do Inmet indica potencial perigo relacionado às fortes chuvas nos estados de Rondônia, de Mato Grosso, do Tocantins, de Goiás e do Distrito Federal.

No restante do país, o fim de semana deve ser marcado por chuvas significativas e ventos fortes, em uma faixa que vai do norte da Região Sul ao sul da Bacia Amazônica e também no oeste da Região Nordeste.

Com informações da Agência Brasil
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA