Municípios goianos estão na lista das 100 cidades que lideram o agronegócio no Brasil
20 outubro 2024
Dos 246 municípios do Estado de Goiás, 11 deles estão entre os 100 que detém a maior participação na produção da agricultura brasileira e são considerados os mais ricos do agronegócio do Brasil. É o que aponta mapeamento divulgado sexta-feira (18) pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio (SPA/Mapa).
Os 11 campeões do agronegócio são: Rio Verde, Jataí, Cristalina, Mineiros, Montividiu, Paraúna, Silvânia, Chapadão do Céu, Catalão, Ipameri e Goiatuba. Juntos, eles representam 3,9% da área colhida em todo o Brasil e 3,7% do valor da produção nacional. Os números colocam Goiás no terceiro lugar dos rankings de área colhida e valor da produção do país.
Rio Verde é o município com o maior valor de produção agrícola de Goiás e o quinto maior do país, com R$ 6,92 bilhões, segundo o mapeamento, feito com baseada nos dados da pesquisa anual do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM).
Entre os produtos, a soja permanece no topo, representando R$ 348,6 bilhões, ou 42,8% do valor total da produção agrícola nacional. Nessa cultura, Rio Verde ocupa o segundo lugar do ranking, sendo responsável por 1,3% do valor, atrás apenas de Sorriso-MT (1,4%).
Goiás também possui municípios entre os cinco maiores por valor da produção na cultura da cana-de-açúcar e do milho, que representam, respectivamente, o segundo e o terceiro produtos de maior relevância. Na produção de cana-de-açúcar, o estado é representado por Mineiros, enquanto na do milho, Rio Verde e Jataí ocupam respectivamente o segundo e o quinto lugar.
Os 100 municípios mais ricos em valor de produção ocupam uma área colhida de 33,1 milhões de hectares, representando 34,5% da área total de 95,8 milhões de hectares do Brasil. A base das informações abrange 70 produtos das lavouras temporárias e permanentes produzidas nos 5.563 municípios brasileiros, e a classificação dos 100 municípios é fundamentada no valor da produção.
Sobre o desempenho dos municípios goianos, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, associa os resultados a fatores como investimentos em políticas públicas voltadas para o agronegócio, bem como em pesquisa e inovação. Entre as medidas, estão “a adoção de novas tecnologias na agricultura e a diversificação das nossas cadeias produtivas, além do binômio soja-milho, que são os componentes que mais têm contribuído para esse crescimento”.