BRASIL PEGA FOGO

O número de focos de incêndio em setembro é 104% maior em comparação ao mesmo período de 2023 – Foto: Valter Campanato-Agência Brasília

Em setembro, país vai ultrapassar a marca de 160 mil focos de incêndios, superando 2023

09 Setembro 202
Redação AgroDF

O Brasil está prestes a ultrapassar a marca de 160 mil focos de incêndio em 2024, segundo reportagem veiculada hoje (9) pela Rádio Nacional de Brasília. “O número é 104% maior em comparação ao mesmo período de 2023, com quase 78 mil focos”, diz a reportagem. “Nos sete primeiros meses deste ano, mais de 5 milhões e 700 mil hectares foram queimados, crescimento de 92%, em relação a 2023. Mato Grosso, Pará, Amazonas e Tocantins lideram os focos de queimadas”, conforme a Rádio Nacional, pertencente à estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A emissora afirma que “o Brasil vive a pior seca da história, inclusive, com o agravamento de incêndios em diversas regiões”. Apenas no Mato Grosso o aumento dos focos de incêndio “chega a 646%, passando de 1.400 no ano passado para quase 10.700 em 2024”.

No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, as chamas consumiram 10 mil hectares de cerrado, segundo a reportagem, adiantando que nesta segunda-feira (9) um helicóptero chega ao local para fazer o transporte das equipes que vão combater as linhas de fogo. Além dessas equipes, 45 brigadistas, com auxílio de dois aviões, atuam 24 horas para conter as chamas em duas frentes, no Paralelo 14 e em Simão Corrêa.

Neste ano, Goiás ocupa o 11° lugar no país em número de focos de queimada, com mais de 4.100 ocorrências. A Polícia Civil de Goiás investiga se os incêndios tiveram origem criminosa. No último sábado, três pessoas foram presas pela Polícia Militar por atear fogo em matas das cidades de Caldas Novas, Mineiros e Itumbiara, finaliza a reportagem.

No dia 25 de agosto, Governo Federal informou que está investigando a origem dos incêndios florestais ocorridos em vários estados brasileiros, especialmente em São Paulo e Goiás, podem ter sido criminosos. A Polícia Federal abriu 31 inquéritos para investigar as origens do fogo, incluindo dois no estado de São Paulo, que concentrou mais de 30% dos focos de calor registrados em território nacional na sexta (23/8) e no sábado (24/8), segundo dados do Inpe.

 

Com informações da Rádio Nacional-Agência Brasil
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA