SINAL VERDE PARA RIO VERDE

Feira Tecnoshow 2024: tecnologia a serviço do agronegócio - Foto: Divulgação/Comigo

Selo de inspeção é grife para o município vender produtos de origem animal para todo o país

Os pecuaristas do município de Rio Verde (GO) já podem vender seus produtos de origem animal para todo o país tendo como impulsionador das vendas uma grife: o selo de inspeção autorizado pelo Governo Federal. O sinal verde veio da decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que integrou o serviço inspecionador do município ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa).

Com a decisão, o selo de qualidade industrial e sanitária emitido pela inspeção de Rio Verde passa a ter a validade reconhecida em todo o território brasileiro. O reconhecimento da equivalência entre os dois sistemas foi anunciado ontem (8) pelo ministro Carlos Fávaro, que junto com o governador Ronaldo Caiado, abriu a 21ª Feira Agropecuária Tecnoshow 2024, em Rio Verde.

Ao anunciar a integração, Fávaro destacou que a medida fortalece a unificação dos sistemas municipais, estaduais e federal do país. O ministro ressaltou ainda que a decisão irá estimular o desenvolvimento do munícipio, garantindo a segurança alimentar e a geração de emprego e renda. “Trazer o Sisbi a Goiás é trazer oportunidades aos pequenos produtores”, enfatizou. “Com esse selo, todos os produtores de Rio Verde podem vender a todo o Brasil. Estão autorizados”, determinou.

O Sisbi-Poa faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. A portaria nº 1.077 DAS/Mapa, beneficiando Rio Verde, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (8).

 Exportação para China

O ministro lembrou que em março, 38 novas plantas frigoríficas foram habilitadas a exportar para a China. Na segunda-feira (8), mais sete frigoríficos brasileiros foram aprovados para exportar soro fetal bovino ao mercado chinês. Desses, três estão em Goiás.

“Isso é altíssima tecnologia, biotecnologia, retirado da bovinocultura, das vacas parideiras”, comemorou Fávaro. “Sete plantas poderão exportar esse produto de altíssimo valor agregado para a China”.

O governador Ronaldo Caiado destacou a importância do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. “A agropecuária cresceu 15.2% no ano de 2023”, pontou. “Isso mostra a pujança do setor e a capacidade dos produtores rurais”

Show de tecnologia

A 21ª Feira Agropecuária Tecnoshow vai até aproxima sexta-feira (12).  Durante a feira, Rio Verde passa a ser simbolicamente a capital de Goiás. a Tecnoshow é um dos maiores eventos de tecnologia rural do Centro-Oeste. São mais de 130 hectares com diversas atrações, formando uma gigantesca vitrine de tecnologias para os produtores rurais.

Em 2022, a feira reuniu 650 expositores, atraiu 138 mil pessoas e movimentou R$ 11 bilhões em negócios, segundo a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), organizadora do evento. A previsão é superar esses números.

Com informações da Agência Brasil
Saiba mais...
Pesquisar
CATEGORIA